Ministério Público deflagra operação contra lideranças do Comando Vermelho em Minas Gerais
Sete mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão foram cumpridos em quatro cidades; ação visa desarticular facção criminosa
Na manhã desta quinta-feira (26), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou a quarta fase da Operação Mecanismo, visando desarticular as principais lideranças da facção criminosa Comando Vermelho no Estado. Sete mandados de prisão preventiva, incluindo o líder da facção em Minas, e 12 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Muriaé, Juiz de Fora, Cataguases e no Rio de Janeiro.
A operação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Visconde do Rio Branco, com o apoio de outras unidades do Gaeco em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, além da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Os sete denunciados estão sendo acusados de crimes como organização criminosa armada, corrupção ativa e facilitação de entrada de celulares em prisões. As investigações identificaram quatro núcleos atuantes da facção, responsáveis pela coordenação de atividades ilícitas, incluindo a cooptação de funcionários públicos, a distribuição de drogas e a violência.
As diligências seguem em andamento, e mais detalhes serão divulgados ao longo do dia.