Ministros Alexandre Silveira e Renan Filho discutem melhorias em estradas mineiras após fala de Zema
Para Alexandre Silveira, a PEC da Transição permitiu reforçar a questão orçamentária para o setor de infraestrutura nacional.
Em resposta à cobrança do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), na última segunda-feira (12), o ministro de
Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu na terça-feira (13) com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar da situação das rodovias mineiras, que necessitam de melhorias urgentes.
O posicionamento de Zema foi provocado por uma declaração de Alexandre Silveira, que também é mineiro e recentemente esteve em Belo Horizonte para uma solenidade de entrega de novas viaturas à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Na ocasião, o ministro defendeu o reajuste dos servidores públicos do Estado.
Em 2023, o orçamento para Minas será de R$ 1,6 bilhão, seis vezes maior do que o aplicado no ano anterior. A maior parte dos recursos foi obtida por meio da PEC da Transição, relatada por Silveira no Senado. Para o ministro, a proposta permitiu dar um reforço substancial na questão orçamentária para o setor de infraestrutura nacional.
“O presidente Lula tem nos dito, a todos nós, que é para tratarmos todos os governadores, todos os prefeitos, independente da coloração partidária, com responsabilidade, porque nós queremos combater a desigualdade, a miséria e a fome, e para isso precisamos reduzir o custo Brasil, gerar emprego e renda para que possamos melhorar a vida da nossa gente. Por isso, nosso compromisso com as rodovias federais. É a quinta vez que o ministro Renan me recebe aqui com tanto carinho, com tanta disposição e com tanta vontade de ajudar o nosso estado”, declarou Silveira.
Lembrando que, na semana passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu autorização para sequência do processo de desestatização da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na região Leste de Minas. As propostas de manutenção na estrada foram elaboradas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e preveem um investimento de R$ 5,5 bilhões pela iniciativa privada em intervenções como duplicação das faixas de tráfego, além da construção de túneis e passarelas.
Por sua vez, Renan Filho destacou que Minas foi deixada de lado nos últimos anos em relação à demanda da infraestrutura e pontuou que o Estado recebeu poucos investimentos, piorando consideravelmente a malha viária.” No ano passado, a malha viária de Minas recebeu somente R$ 262 milhões do governo federal. Este ano, com a chegada do presidente Lula e com o reforço na PEC da Transição, vamos aplicar R$1,6 bilhão só para manutenção das rodovias. Os trabalhos já foram iniciados e agora, com o final das chuvas, vamos intensificar e melhorar decisivamente as rodovias do Estado, que é o anseio do povo mineiro”, disse.
Minas Gerais é a segunda população do País e, por sua vez, o segundo maior colégio eleitoral.