Monlevade: hepatites virais é tema em capacitação de agentes comunitários da saúde

O objetivo foi contribuir no processo formativo dos ACS’s para abordagem do tema em sua rotina de trabalho.

Monlevade: hepatites virais é tema em capacitação de agentes comunitários da saúde
Foto: Heverton Elias – Acom PMJM

Buscando trabalhar o tema “Prevenção e enfrentamento as hepatites virais”, a Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade realizou um curso de capacitação para todos os seus agentes comunitários de saúde (ACS). A atividade ocorreu na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), nessa quinta-feira (26).

A formação é uma iniciativa do Centro de Saúde Padre Hildebrando e da Atenção Primária em Saúde do município. O objetivo foi contribuir no processo formativo dos ACS’s para abordagem do tema em sua rotina de trabalho.

O que é?

Conforme a coordenação do centro de Saúde Padre Hildebrando, as hepatites virais são doenças com grande incidência na população brasileira, que impactam significativamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas. O enfrentamento desse problema se dá através de estratégias organizadas de prevenção e de diagnóstico precoce por meio da Atenção Primária.

Pelo fato dos agentes desenvolverem um contato singular com os usuários, eles desempenham papel preponderante na prevenção. Com o conhecimento adquirido, os ACSs poderão atuar como multiplicadores do conteúdo para à população, por meio de suas práticas nas visitas domiciliares.

A capacitação foi ministrada pelo estagiário do centro e Saúde Padre Hildebrando e acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Daniel Gonçalves.