Monlevade reúne entidades para a 1ª Conferência de Saúde Mental

O evento será nesta terça (26) e quarta-feira (27) na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi).

Monlevade reúne entidades para a 1ª Conferência de Saúde Mental
Evento acontece na Mina do Cauê em Itabira. Foto: Marcos Santos/USP/Agência Brasil

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Saúde, realizam a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento será nesta terça (26) e quarta-feira (27) na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi).

Ao realizar a conferência, o município atende à Resolução número 652 de dezembro de 2020, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O objetivo é propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental para todo o território nacional.

Pautas

As propostas terão como eixo de discussão os seguintes temas: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de Serviços de Saúde Mental; Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

As atividades começam as 12h da terça-feira, com a participação do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), do vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Fabrício Lopes (Avante), da secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, além de conselheiros municipais de saúde, vereadores e servidores da Divisão de Saúde Mental do município.