Moradores de Bela Vista de Minas sofrem com poluição gerada por usina de asfalto
Recentemente, a empresa informou que constatou um problema em suas operações e que as atividades seguem interrompidas até que os problemas fossem corrigidos
Moradores do bairro JK, em Bela Vista de Minas, estão irritados com os grandes efeitos de poluição causados pela usina de asfalto da CPavi Construção e Pavimentação, instalada na rua Geraldo Carlos Barroso. De acordo com as reclamações, o funcionamento da empresa está causando mau cheiro, poeira tóxica, bastante fuligem e muito barulho. O excesso de poluentes gerado pela empresa obriga os moradores próximos à usina a ficar com portas e janelas fechadas durante todo o dia, para tentar mitigar os impactos. De acordo com relatos enviados à DeFato, o problema ocorre há 1 ano e 9 meses e tem causado diversos problemas respiratórios para a população, principalmente crianças e idosos.
Um morador relatou que a empresa funciona sem horário fixo e atua principalmente de madrugada: ‘‘A nossa situação foi repassada para o Promotor de Nova Era, desde 29 de Maio de 2023, mas até agora não obtivemos resposta’’, disse. Ainda segundo o homem, no mesmo local funcionava a empresa Recex que foi lacrada pela Justiça por danos ao meio ambiente.
‘‘Minha esposa sofre de rinite alérgica e depois que essa usina de asfalto começou operar, o problema ficou mais constante.’’
A CPavi havia se posicionado através de uma nota, pedindo desculpas pelos transtornos, assumindo responsabilidade pelos ocorridos e informando que havia suspendido todas suas atividades para vistoria interna. Em relação a fumaça preta que pôde ser vista nos vídeos divulgados em redes sociais, a CPavi disse que em condições normais, “a fumaça liberada não é nada além de vapor d’água gerado pela secagem dos agregados”.
Recentemente, a empresa informou que constatou um problema em suas operações e que as atividades seguem interrompidas até que os problemas fossem corrigidos.