Moradores do bairro Amazonas reclamam da qualidade da água distribuída pelo Saae Itabira
Uma moradora relata que ela e sua família convivem frequentemente com dores de cabeça e diarreia, doenças que, em sua suspeita, podem surgir devido a má qualidade da água
Moradores do bairro Amazonas e de bairros vizinhos estão reclamando sobre a qualidade da água que tem chegado em suas casas. De acordo com as queixas e constatado pela reportagem da DeFato, a água está chegando da rede com turbidez e detritos, causando diversos problemas, do consumo à utilização da água em atividades básicas do cotidiano. A Prefeitura de Itabira e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) foram procurados para explicar o que tem causado o problema e o que pretendem fazer para corrigir a situação, mas ainda não responderam os questionamentos.
Segundo os moradores, o problema é crônico e há anos eles buscam uma solução. Devido ao problema, Natália Fernandes, moradora da rua Espírito Santo, comprou um filtro para a sua caixa d’água, em uma tentativa de minimizar os impactos. O equipamento, que segundo o fabricante, tem vida útil de seis meses, durou apenas 20 dias.
O filtro ficou completamente marrom e com aspecto terroso. Já o recipiente onde o filtro foi instalado, ganhou uma coloração de ferrugem em toda sua extensão, com resíduos no fundo. Natália relata que ela e sua família convivem frequentemente com dores de cabeça e diarreia, doenças que, em sua suspeita, podem surgir devido a má qualidade da água. Manchas nas roupas, no chão da casa e em utensílios domésticos também são frequentes.
Confira a entrevista completa
A Prefeitura de Itabira e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foram procurados para explicar o que tem causado o problema e o que pretendem fazer para corrigir a situação, mas ainda não responderam os questionamentos.