Moraes manda prender Fernando Collor por corrupção e lavagem de dinheiro

Collor foi condenado em 2023 por receber R$ 29,9 milhões em propinas para favorecer contratos entre a BR Distribuidora e a UTC Engenharia

Moraes manda prender Fernando Collor por corrupção e lavagem de dinheiro
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (24) a prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello por corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, a oito anos e dez meses de prisão em regime fechado.

Collor foi preso às 4h da manhã em Maceió (AL), quando se preparava para viajar a Brasília e se entregar voluntariamente cumprindo a determinação judicial. O ex-presidente se encontra custodiado na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana.

Collor foi condenado em 2023 por receber R$ 29,9 milhões em propinas para favorecer contratos entre a BR Distribuidora e a UTC Engenharia, entre 2010 e 2014, utilizando sua influência política para manter diretores indicados na estatal e garantir a celebração dos contratos.

Apesar dos recursos apresentados por sua defesa, o ministro Alexandre de Moraes interpretou que eles tinham fins protelatórios do processo, rejeitando os embargos infringentes.

Os advogados buscavam que prevalecesse a pena menor de quatro anos, como defendiam os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

A prisão se dá 33 anos depois de o ex-presidente ter sofrido um pedido de impeachment por esquema de tráfico de influência em seu governo, além de corrupção em reformas de sua casa em Brasília.

* Fonte: Poder360