Morre a atriz Eloísa Mafalda, aos 93 anos

Artista viveu papéis como a Dona Nenê, na primeira versão de “A grande família”

Morre a atriz Eloísa Mafalda, aos 93 anos
Atriz Eloísa Mafalda é dona de papéis marcantes na TV – Foto: Divulgação

Morreu na noite dessa quarta-feira, 16 de maio, a atriz Eloísa Mafalda, 93 anos. O falecimento foi confirmado pelo filho da artista. Ela estava em casa, na cidade de Petrópolis/RJ, quando passou mal. O sepultamento será em Jundiaí, no interior de São Paulo.

Intérprete de papéis marcantes na dramaturgia brasileira, Eloísa Mafalda atuou na TV, no teatro e no cinema. Começou como costureira e auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas, onde despertou a paixão pela arte de representar.

Na Globo, Eloísa viveu personagens em mais de 40 trabalhos, entre novelas, séries e especiais. Caso de Dona Nenê, na primeira versão de “A grande família”, e Dona Pombinha Abelha, de “Roque Santeiro”. A carreira conta ainda com outros personagens que caíram no gosto do público, como Maria Machadão, de “Gabriela”, Dona Mariana, de “Paraíso”, Gioconda Pontes, de “Pedra sobre pedra” e Manuela, de “Mulheres de areia”.

A atriz fez seu primeiro papel no cinema em 1950, no filme “Somos dois”. Já no teatro, a estreia aconteceu em 1965, numa adaptação de “O morro dos ventos uivantes”.

Eloísa estava fora do ar desde a novela “O Beijo do Vampiro”, de 2002. Os convites para voltar foram muitos, mas a artista não pode aceitá-los por causa da dificuldade em conseguir memorizar as falas.

A família ainda não sabe a causa da morte e organiza o sepultamento para quinta ou sexta-feira. Ela deixa dois filhos, dois netos e dois bisnetos.

(Com informações de O Globo)