Morre aos 72 anos o cantor e compositor Moraes Moreira

Artista foi achado morto no apartamento em que ele vivia, no Rio de Janeiro; causas ainda são desconhecidas

Morre aos 72 anos o cantor e compositor Moraes Moreira
Moraes Moreira morreu aos 72 anos – Foto: Instagram

Morreu na madrugada desta segunda-feira (13) o cantor e compositor Moraes Moreira, aos 72 anos. A causa da morte ainda não é conhecida. Segundo familiares, o artista foi encontrado já sem vida no apartamento em que residia sozinho, no Rio de Janeiro.

Antonio Carlos Moreira Pires é natural de Ituaçu, no interior da Bahia. Nasceu em 8 de julho de 1947 e ainda criança já mostrou seus dotes para a música. Começou a tocar sanfona com 12 anos e depois violão. Estudou Música na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, onde conheceu os futuros companheiros do conjunto Novos Baianos.

O sucesso teve início em 1969, com participação no Festival da Música Popular Brasileira, onde o Novos Baianos apresentou a música “De Vera”. Mas foi em 1972, com o disco “Acabou chorare”, que veio a consagração do grupo. O trabalho juntava samba, rock, bossa nova, frevo, choro e baião.

A carreira solo de Moraes Moreira veio em 1975. No ano seguinte, se tornou o primeiro cantor de trio elétrico, febre que se mantém até hoje na Bahia e em outros carnavais. Em 1997, ele reuniu novamente o grupo Novos Baianos, com lançamento de um disco ao vivo.

Dez anos depois, em 2007, Moraes Moreira publicou o livro A História dos Novos Baianos e Outros Versos, em linguagem de cordel.

Nos últimos anos, o artista se dividia em shows de reunião dos Novos Baianos e carreira solo. Foram mais de 60 discos na carreira.