Morre, aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian

Aracy estreou na Globo em 1972 e teve um carreira brilhante e repleta de personagens que marcaram a dramaturgia nacional

Morre, aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian
Aracy Balabanian morre aos 83 anos. (Foto: Globo)

Aracy Balabanian morreu, aos 83 anos, na manhã desta segunda-feira (7). A atriz, que havia sido diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado, estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada por familiares e amigos.

A atrizmarcou época principalmente quando interpretou Cassandra, em Sai de Baixo (1996), da TV Globo. Mas Aracy Balabanian, natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, estreou na televisão em 1965 ao protagonizar “Antígona”, de Sófocles, em uma versão teleteatral pioneira da TV Tupi. Antes disso, a então jovem artista — formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP) — se destacou pela atuação nos palcos em espetáculos com o grupo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC.

Aracy estreou na Globo em 1972 e teve um carreira brilhante e repleta de personagens que marcaram a dramaturgia nacional como a Dona Armênia de ‘Rainha da Sucata’, Cassandra de ‘Sai de Baixo’ e Germana de ‘Da Cor do Pecado’.

Homenagem

Miguel Falabella, que atuou com Aracy Balabanian no programa Sai de Baixo, postou uma mensagem para a atriz nas redes sociais. “Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. […] Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!”, declarou o ator.