Morre José Celso de Assis, ex-vereador de Itabira com sete mandatos

Figura política de destaque no município faleceu aos 83 anos, vítima de infarto

Morre José Celso de Assis, ex-vereador de Itabira com sete mandatos
José Celso de Assis foi homenageado na Câmara de Vereadores em 2023 – Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Itabira perdeu na madrugada desta quarta-feira (20) José Celso de Assis, ex-vereador e figura emblemática na história política do município. Ele faleceu aos 83 anos, vítima de infarto, enquanto dormia, por volta das 3h. O velório será realizado na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), das 11h às 16h30, e o sepultamento ocorrerá às 17h no Cemitério da Paz.

José Celso deixa sua esposa, Diná Valadares de Assis, seis filhos e dez netos.

Morre José Celso de Assis, ex-vereador de Itabira com sete mandatos
Foto: Reprodução

Uma vida dedicada ao trabalho e à política

José Celso iniciou sua trajetória profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em 1955, e foi admitido na então Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale, em 1959, onde trabalhou como mecânico industrial especializado até se aposentar em 1983. Paralelamente, concluiu o curso técnico em mecânica no Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), em 1980, e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (FADOM), em Divinópolis, no ano de 1989, habilitando-se pela OAB no mesmo período.

Na política, sua trajetória é notável. Eleito vereador pela primeira vez em 1976, José Celso exerceu sete mandatos consecutivos, somando 32 anos de dedicação à Câmara Municipal de Itabira. Foi presidente da Casa por duas vezes — em 1983 e no biênio 2007-2008 — além de relator da Comissão da Lei Orgânica, contribuindo decisivamente para o fortalecimento do Legislativo local.

Mesmo após sua saída da política em 2012, continuou envolvido em projetos sociais ao lado de sua esposa. Em 2023, foi homenageado na Câmara Municipal pelos anos de serviço público, recebendo a Moção de Aplauso proposta pelo vereador Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB).

Morre José Celso de Assis, ex-vereador de Itabira com sete mandatos
Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Legado para Itabira e a família

José Celso foi descrito como um político experiente, calmo e sempre atento às necessidades dos menos favorecidos. Para o neto Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” (MDB), que foi reeleito para o seu quarto mandato como vereador, o avô teve um papel essencial em sua trajetória: “Foi quem me abriu as portas da política, deixando um caminho limpo e de respeito para que eu seguisse. Para além da política, exemplo de homem íntegro, e de muita fé”.

“Ele teve uma trajetória política exemplar, sempre dedicado a ajudar ao próximo. Experiente, calmo, e sempre disposto a dar voz àqueles menos favorecidos. Deixa umlegado de humildade, honestidade, bondade e sabedoria”, acrescenta Rodrigo Diguerê.

Morre José Celso de Assis, ex-vereador de Itabira com sete mandatos
José Celso de Assis discursando na tribuna da C:âmara de Vereadores em 2023, quando foi homenageado no Legislativo – Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Homenagens

Na manhã desta quarta-feira, a Prefeitura Municipal de Itabira divulgou uma nota de pesar sobre a morte de José Celso. “Durante décadas, José Celso teve participação ativa nos cenários políticos e social de Itabira, propósito que não deixou de exercer mesmo sem mandatos eletivos”, diz trecho do posicionamento.

Morre José Celso de Assis, ex-vereador de Itabira com sete mandatos
Foto: Reprodução

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) também lamentou o falecimento do ex-vereador. Em seu perfil no Instagram, o chefe do Executivo disse que recebeu “com muita tristeza a notícia do falecimento do José Celso de Assis”.

“Ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Zé Celso, como todos o chamavam, será sempre um personagem dos mais icônicos na história da política de Itabira, com participação ativa no Legislativo e na comunidade”, disse Marco Antônio Lage.

O Sindicato Metabase de Itabira e Região também utilizou o seu perfil no Instagram para prestar solidariedade à família de José Celso de Assis: “Neste momento de tristeza, o Sindicato Metabase se solidariza com seus familiares, amigos e todos que tiveram a honra de conhecê-lo e conviver com ele”.