Morre o Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha

O comunicado oficial foi feito pela Catedral Diocese de Xingu-Altamira. O clérigo faleceu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória

Morre o Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha
Foto: Divulgação/Prefeitura de Mariana

O Arcebispo Emérito de Mariana e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, morreu na madrugada desta quarta-feira (26). O comunicado oficial foi feito pela Catedral Diocese de Xingu-Altamira. De acordo com as informações, o clérigo faleceu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Ainda segundo a Catedral, Dom Geraldo Lyrio chegou a Altamira no último domingo (23) para orientar o retiro espiritual de padres. Porém, após sofrer uma queda e fraturar o fêmur, o arcebispo precisou ser hospitalizado.

Em nota, a Prefeitura de Mariana expressou os “sentimentos de condolências à família, amigos e fiéis que compartilharam momentos ao lado deste grande líder religioso. Que sua alma descanse em paz e sua memória seja uma inspiração para todos nós”.

Histórico

Dom Geraldo Lyrio nasceu em Fundão, no Espírito Santo, em 14 de março de 1942. Ele foi ordenado presbítero em 15 de agosto de 1967. Em 14 de março de 1984, foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II e, em 11 de abril de 2007, nomeado Arcebispo Metropolitano de Mariana pelo Papa Bento XVI.

Após uma dedicada trajetória ao serviço religioso, em 25 de abril de 2018, teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se Arcebispo Emérito.

Segundo filho de Crysantho de Jesus Rocha e Leovegilda Lyrio Rocha, e irmão de Ronaldo, Rosa Maria, José Carlos e Luciano, Dom Geraldo deixa um legado de fé e amor ao próximo, sendo lembrado por sua dedicação à comunidade.