Morre o ex-atacante Jair da Costa, campeão do Mundo de 1962, aos 84 anos
Atacante defendeu a Portuguesa, esteve no elenco campeão do mundo em 1962 e foi campeão mundial pela Inter de Milão

Campeão do mundo com a seleção na Copa do Mundo do Chile em 1962 e um dos primeiros brasileiros a jogar na Europa, o ex-ponta Jair da Costa morreu neste sábado aos 84 anos em Osasco (SP). Não há informações sobre a causa da morte.
Revelado pela Portuguesa, Jair da Costa disputou apenas uma partida com a camisa da seleção brasileira, na vitória sobre o País de Gales por 3 a 1 em amistoso disputado no Pacaembu em 1962. O jogador foi convocado pelo técnico Aymoré Moreira e foi reserva de Garrincha na conquista do bi no Chile. Ele defendeu a Portuguesa por dois anos, entre 1960 e 1962.
“A Portuguesa SAF lamenta profundamente o falecimento do ex-atacante Jair da Costa, uma das lendas do nosso clube”, publicou a Lusa em suas redes sociais. Em nota, o clube acrescentou que ele foi um dos primeiros jogadores brasileiros a defender um time europeu. “Nossos sentimentos aos familiares e amigos”, completou De acordo com a Portuguesa, Jair da Costa disputa com Julinho Botelho o título de melhor ponta-direita da história do clube.
Após a Copa de 1962, Jair da Costa se transferiu da Portuguesa para a Inter de Milão. Pela equipe italiana, foi bicampeão europeu e mundial e tetracampeão italiano. Ele também defendeu a Roma antes de voltar ao Brasil em 1972 e jogar pelo Santos, onde foi campeão paulista em 1973. Jair da Costa encerrou a carreira em 1976 após jogar pelo Windsor City, do Canadá.
Com informações da Agência Estadão Conteúdo.