Morre o ex-deputado Ivair Nogueira, vítima da Covid-19

Ivair Nogueira cumpriu seis mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais; também foi prefeito de Betim e secretário de Estado

Morre o ex-deputado Ivair Nogueira, vítima da Covid-19
Foto: Luiz Santana/ALMG

Internado desde a última sexta-feira (26), o ex-deputado estadual Ivair Nogueira (MDB) faleceu, nesta quarta-feira (31), após parada cardiorrespiratória em decorrência da Covid-19. Ele tinha 69 anos de idade e deixa esposa, três filhos e dois netos.

Ivair Nogueira estava em tratamento no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte. No domingo (28), precisou ser transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) devido a uma infecção pulmonar. Nesta terça-feira, durante uma tentativa de intubação, sofreu um infarto. Segundo relatos da sua esposa, Leia Nogueira, o ex-deputado chegou a ser intubado, mas acabou não resistindo e veio a óbito.

Em nota, o Hospital Madre Teresa informou que “o ex-deputado deu entrada nesta instituição na madrugada da última sexta-feira (26) e permaneceu internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”.

Histórico

Engenheiro civil, advogado e empresário, Ivair Nogueira foi 1º-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na 17ª Legislatura. Exerceu seis mandatos consecutivos no Parlamento mineiro, entre 1995 e 2019. Afastou-se apenas em 1999 e 2000 para ocupar a Secretaria de Estado de Esportes, durante a gestão do governador Itamar Franco.

Foi o primeiro deputado estadual da história de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), cidade onde foi vice-prefeito (1989-1990) e prefeito (1991-1992). Seu primeiro cargo público foi no mesmo município, em 1984, como secretário de Obras.

Entre outras funções exercidas na ALMG, presidiu a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. Sua atuação como relator da CPI Carcerária, em 1997, possibilitou um amplo diagnóstico do sistema prisional de Minas Gerais e o reconhecimento de organismos internacionais de defesa dos direitos humanos.