Morre Rômulo César Martins Rosa, proprietário do Laboratório Nossa Senhora das Dores

Farmacêutico bioquímico formado em 1979, Rômulo César deixa um importante legado para a família, amigos e colaboradores

Morre Rômulo César Martins Rosa, proprietário do Laboratório Nossa Senhora das Dores
Foto: Acervo Familiar
O conteúdo continua após o anúncio


Faleceu em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (5), o doutor Rômulo César Martins Rosa, gestor e proprietário do Laboratório Nossa Senhora das Dores, um dos mais tradicionais empreendimentos de Itabira. Rômulo César tinha 70 anos e seu corpo será velado amanhã (6), no Memorial Santa Terezinha, no bairro Água Fresca, desde o início da manhã, e será sepultado no Cemitério do Cruzeiro, no bairro Pará, às 14h. 

Farmacêutico bioquímico formado em 1979, Rômulo César trabalhou no Instituto Adolfo Lutz, do Hospital Emílio Ribas da Faculdade de Medicina, em São Paulo, e também atuou no laboratório da Santa Casa de Belo Horizonte. Nesse meio tempo, o itabirano fez o curso de radioimunoensaio pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (utilização de rádios isótopos in vitro), antes de voltar para Itabira, em 1981, para ajudar a construir a história do  Laboratório Nossa Senhora das Dores, que já tem mais de 60 anos.

Para a família, o itabirano deixa um importante legado para a família, amigos e colaboradores. Para ele, Rômulo foi uma pessoa que trabalhou sempre em prol do próximo, preocupando-se com o bem estar do outro. “Foi um verdadeiro altruísta que por décadas trabalhou por Itabira, na Funcesi, no Hospital Nossa Senhora das Dores”, disse. 

“No Laboratório Nossa Senhora das Dores, exerceu sua profissão como poucos, servindo a todos com dedicação, compromisso e respeito. Nesse tempo, transformou pacientes em amigos. Poucos são aqueles que nos exames  não se depararam com seu sorriso aberto e a simpatia de alguém que sempre soube como encantar mesmo nos momentos mais delicados. Deixa seu legado como pai, avô, sogro, irmão, amigo, empresário. Um exemplo que inspira as gerações da família, para que nos tornemos melhores e honremos o que ele ensinou. É alguém que deixa saudades e leva consigo o amor e o carinho de todos que conviveram com ele”, finaliza.

Manifestações de pesar

O Centro Universitário Funcesi, entidade educacional da qual Rômulo foi conselheiro e ex-presidente, publicou um comunicado oficial em memória ao itabirano. Confira. 

Rômulo César era irmão do vereador Bernardo Rosa (PSB), que através do seu Instagram emitiu uma nota de pesar. Outra autoridade política que manifestou os sentimentos em relação à partida de Rômulo César foi o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB). 

Comunicado feito pelo vereador Bernardo Rosa. Foto: Reprodução/Instagram
Story publicado pelo prefeito Marco Antônio Lage lamentando a partida de Rômulo César. Foto: Reprodução/Instagram

Galeria de Fotos