Mostra de Tiradentes tem roteiro cultural paralelo; confira as atrações gratuitas

Durante a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a cidade será palco de espetáculos e atividades culturais para toda a família

Mostra de Tiradentes tem roteiro cultural paralelo; confira as atrações gratuitas
Augusta Barna é a atração de hoje na programação paralela da Mostra de Tiradentes. Foto: Luz Comunicação

Além dos 145 filmes que serão exibidos durante a Mostra Tiradentes, o festival também oferece outras atrações em sua programação. O evento começou na última sexta-feira (19) e segue até o sábado (27) com programação totalmente gratuita.

Cantora, compositora e atriz, Augusta Barna apresenta canções de seu primeiro disco autoral no Cine-Lounge hoje (24) às 23h30.  Aos 20 anos, a cantora tem conquistado a cena de Minas e segue como nome promissor da nova geração de artistas da MPB. Com a pouca idade, Augusta demonstra responsabilidade ao encarar o desafio de estar entre nomes consagrados da música brasileira. Em 2023 ela esteve no line-up do mesmo festival que artistas como Gilberto Gil, Criolo, Marina Sena, Hermeto Pascoal, Gloria Groove, Nação Zumbi e outros.

A banda mineira Desorquestra estará no Cine-Lounge na quinta-feira (25), à 0h30, com sua fusão de gêneros que formam um estilo musical único. O público pode esperar por momentos de euforia, numa mistura de guitarras intensas e instrumentos de sopros que dão cor e vida às melodias. O clima dançante do show vai se construir com o peso das guitarras combinado à melodia trazida por trompete e trombone, originando uma “desorquestra”. 

Além do repertório autoral, o set-list inclui obras de compositores brasileiros que vão de Ary Barroso a Raul Seixas, de Adoniran Barbosa a Chico Science, além de bandas internacionais como Pink Floyd, Beatles e de intérpretes como Ray Charles.

Conhecida nos circuitos de Slams de Poesia, Laura Conceição será atração da noite de sexta-feira (26), no Cine-Lounge, às 23h30, com sua performance musical. Inspirada pelo cotidiano, a artista escreve para se expressar o que a levou como representante de São Paulo e Minas Gerais no Slam BR – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada. Em 2019, lançou seu primeiro álbum, “Tempos efêmeros”, e, em 2022 o segundo, “Espelho”, que marca uma nova fase em sua trajetória.

No sábado (27), à meia-noite, a banda Rádio Exodus, sobe ao palco do Cine-Lounge levando ao público uma experiência musical única, combinando beats e synths eletrônicos com elementos orgânicos como guitarra, bandolim, escaleta, entre outros. Com uma sonoridade que transcende gêneros musicais, eles proporcionam um show envolvente e irreverente, unindo ritmos peculiares e misturas sonoras inovadoras.

Teatro de rua

Moradores e turistas estão convidados para aproveitarem o último dia da programação artística da Mostra que vai levar a Cia Calango Circos para um grande espetáculo no Cine Copasa na Praça, às 12h30, no sábado (27). Com o espetáculo Circo do Pinico, o grupo apresenta um show de variedades circenses costurado com música e a interpretação cômica do palhaço, além de resgatar a tradição de números circenses clássicos.

Exposições

Três exposições serão apresentadas ao público durante a 27ª edição. A Mostra Homenagem traz instalação em painéis fotográficos que apresentam a trajetória do cineasta André Novais Oliveira e da atriz Bárbara Colen, homenageados desta edição. A exposição pode ser vista no Cine-Tenda, Hall de Convivência, de 19 a 27 de janeiro.

Inspirada no conceito da Mostra Tiradentes, a exposição Cinema Brasileiro Contemporâneo estará no Centro Cultural Yves Alves, de 20 a 27 de janeiro, das 10h às 19h. A exposição é uma instalação em painéis fotográficos que visam interagir, informar e apresentar a programação de longas e respectivas mostras temáticas e, ainda, registrar e colocar em evidência os homenageados desta edição.

A praça principal de Tiradentes receberá a Mostra Valores, uma instalação de painéis fotográficos que apresentam ao público as mulheres que integram o projeto social Toque de Mãos. A iniciativa é um coletivo que reúne mulheres em torno do existir e do fazer criativos, com o intuito de elaborar pensamentos a cerca do lugar feminino em nossa sociedade. A exposição pode ser vista no Cine Copasa na Praça de 20 a 27 de janeiro.