Mulheres em resistência: evento discute acolhimento e apoio no combate à violência doméstica em Itabira
O evento é organizado pelo coletivo Mulheres de Sucesso (MDS)

Na próxima quinta-feira (27), o grupo Mulheres de Sucesso (MDS) promove a mesa-redonda “Mulheres em resistência: acolhimento e apoio no combate à violência doméstica”. O evento será realizado no miniauditório do Centro Universitário Funcesi (prédio azul, sala 4-300), a partir das 19h, em Itabira. A professora Roberta Lage conduzirá as discussões sobre o enfrentamento da violência doméstica e as estratégias de acolhimento e apoio às vítimas. A primeira-dama Raquell Guimarães fará a abertura do evento com uma fala especial.
A mesa-redonda será formada por profissionais da área, trazendo diferentes perspectivas sobre o tema. Entre as convidadas estão a advogada Dra. Juliana Drummond, especialista em direito das mulheres; Tatiana Gavaza, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher de Itabira (CREAM); Dra. Valesca Guedes, médica legista da Polícia Civil de Minas Gerais; além dos sargentos Luiza e Luigy, que integram a patrulha de prevenção à violência doméstica no estado.
Roberta Lage, idealizadora do evento, relata que a iniciativa nasceu após um episódio de violência doméstica vivenciado por uma amiga. Movida por esse acontecimento, ela decidiu organizar a mesa-redonda como uma forma de homenageá-la e também de prevenir esse tipo de crime. “Pensei em realizar essa mesa-redonda com as pessoas que estão mais preparadas para orientar a todas sobre esse ciclo de violência que se instala tantas vezes dentro de um relacionamento. O evento é uma forma de ajudar na prevenção da violência doméstica”, explica.