Museu Mineiro celebra o talento de pessoas com deficiência com exposição “Nós”
Exposição com entrada gratuita é parte da 18ª Primavera dos Museus, que ocorre até 29 de setembro
O Museu Mineiro, em Belo Horizonte, inaugura a exposição “Nós” nesta quarta-feira (25) às 15h. A mostra reúne obras de um coletivo de 60 pessoas com deficiência, que utilizaram resíduos e tecidos descartados pela indústria têxtil para criar joias, esculturas, painéis e instalações.
Segundo o Governo de Minas, a exposição com entrada gratuita é parte da 18ª Primavera dos Museus, que ocorre até 29 de setembro em todo o Brasil. O evento conta com mais de 2 mil atividades sobre “Museus, acessibilidade e Inclusão”. Após o encerramento da programação, a mostra “Nós” permanecerá em cartaz até 16 de outubro.
O coletivo, formado por adultos entre 19 e 60 anos, trabalhou sob a coordenação da artista e professora Dulce Couto. O desenvolvimento das obras ocorreu ao longo de oito meses na Escola Municipal de Ensino Especial Santo Antônio, em Belo Horizonte.
O Museu Mineiro está localizado em Belo Horizonte. Fundado em 1982, faz parte do Circuito Liberdade e é gerido pela Fundação Clóvis Salgado. Seu acervo inclui objetos que retratam a história e a produção cultural mineira, com obras de artistas renomados como Guignard e Di Cavalcanti.
Atualmente, a instituição também exibe a mostra de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, que apresenta uma coleção de arte sacra e outros itens de relevância histórica.