Na abertura da Expoita, Marco Antônio cita o agronegócio como uma das alternativas à mineração

Abertura do evento foi realizada nesta quarta-feira

Na abertura da Expoita, Marco Antônio cita o agronegócio como uma das alternativas à mineração
Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Na noite desta quarta-feira (9), no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, foi realizada a abertura da 35ª Exposição Agropecuária e Industrial de Itabira (Expoita). O evento reuniu inúmeras lideranças rurais e políticas da região, entre eles, claro, o prefeito de Itabira Marco Antônio Lage (PSB).

Em entrevista concedida antes do início da cerimônia, o líder do Executivo destacou a Expoita como um estímulo para que os produtores rurais da região invistam ainda mais em Itabira.

“(A Expoita) demonstra a grande oportunidade que Itabira tem no agro e na pecuária. É uma vertente econômica, uma vitrine para inclusive estimular os produtores a investirem ainda mais na nossa região. É um espaço que tende a evoluir cada vez mais nos negócios, um investimento muito importante para Itabira. Além, claro, de toda a parte de entretenimento, com uma programação de shows muito positiva que vai movimentar Itabira nesses quatro dias de forma muito importante para nossa cidade”, ressaltou.

Para Marco Antônio, se bem trabalhado, o agronegócio pode ser uma das alternativas à mineração após sua exastão em Itabira. “Em Itabira nós temos a tradição do agronegócio, e naturalmente a mineração absorve muito as outras potencialidades. E acho que é um caminho de volta que precisa ser feito agora, reforçar essa tradição, estimular, criar políticas públicas para que os produtores sejam incentivados neste aspecto. E a Secretaria de Agricultura está fazendo esse papel nesses dois anos e meio do nosso Governo. Voltou com projetos muito bem sucedidos que aconteceram no passado, mas que estavam adormecidos, como a patrulha agrícola, incentivando muito os produtores de carne, leite e da agricultura familiar no conhecimento. Essa exposição também tem uma série de palestras e oficinas para os produtores. Portanto, acho que estamos no caminho certo a seguramente, em cinco ou dez anos, esse setor em Itabira despontar de fato como uma das vertentes econômicas que irá substituir parte da mineração”.

Redesenho

Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), organizadora do evento, Marcos Alcântara afirma que a entidade buscou “redesenhar” a nova edição da Expoita.

“Buscamos redesenhar a 35ª Expoita, e estamos muito orgulhosos com isso, tanto os trabalhadores efetivos quanto os comissionados, contratados e terceirizados. Porque é uma data redonda e uma data em que a gente quer realmente impactar a cidade de Itabira com um evento em um conceito prime. Um conceito que pense na segurança, que pense no conforto, que pense em dar espaços alternativos dentro do evento. Que não seja para a pessoa vir assistir o show, mas que ela possa ser acolhida dentro desse evento que estamos desenhando”.

Programação

O cantor de piseiro, Vítor Fernandes, é quem fará a abertura dos shows da Expoita com um show gratuito, nesta quinta-feira (10). Já amanhã (11), quem sobe ao palco é a cantora Simone Mendes, que fazia dupla com a sua irmã e também cantora sertaneja, Simaria. No sábado (12), Luan Santana, um dos maiores nomes do sertanejo atual, se apresenta a partir das 23h30. Fechando a Expoita, o grupo Raça Negra irá subir ao palco do Parque de Exposições. Antes da apresentação dos sambistas, uma atração infantil (que será confirmada em breve), irá compor a programação do domingo (13).

Concurso gastronômico

Além da programação de shows, a 35ª edição da Expoita contará com um concurso de gastronomia, realizado junto aos ‘barraqueiros’ do evento, em parceria com o MartMinas. Segundo Marcos Alcântara, uma oficineira trabalhará junto aos colaboradores do evento na elaboração dos pratos e precificação dos produtos, que serão avaliados, votados e irão concorrer a um prêmio de R$5 mil.