Não é possível considerar Jorge Sampaoli um bom treinador

Enquanto argentino não aprender a gerir pessoas, seus trabalhos continuarão no quase

Não é possível considerar Jorge Sampaoli um bom treinador

O Flamengo conseguiu uma grande virada contra o Atlético no último sábado (29), pelo Campeonato Brasileiro. Porém, o que tem sido pauta é a agressão do agora ex-preparador físico do Flamengo e fiel escudeiro de Jorge Sampaoli, Pablo Fernández, contra o atacante Pedro.

Apesar de causar algum choque, a agressividade do profissional não chega a ser uma novidade. Quando o treinador argentino trabalhava no Olympique de Marselha, Pablo ficou afastado de qualquer atividade profissional da França por um ano após acertar um soco durante uma confusão generalizada em partida contra o Nice, pela Ligue 1. Ainda assim, Sampaoli o manteve em sua comissão, mas a “passação” de pano não terminaria por aí.

Em comunicado nas redes sociais neste domingo (30), o argentino, em nenhum momento, criticou seu também amigo de infância. Pelo contrário, ainda ressaltou que a disputa interna entre atleta e preparador físico tinha suas razões. A reação do elenco flamenguista, claro, não foi boa e agora precisaremos observar como a confusão e a forma como que o treinador do Flamengo lidou com ela irão impactar no restante da temporada.

Tensão não costuma ser uma palavra rara nos trabalhos de Sampaoli. Muito conhecedor do campo, o treinador demonstra imensa dificuldade em gerir grupos, acumulando problemas pessoas em quase todas as suas experiências. Até por isso, costuma ficar pouco tempo nas equipes que comanda.

Sendo assim, acho difícil considerá-lo um bom treinador. Possuir conteúdo e conhecimento tático é algo bem vindo para qualquer profissional, mas saber lidar com pessoas é tão importante quanto. Afinal, jogadores só respeitam lideranças nas quais confiam e respeitam. E isso não se restringe ao futebol.

Do que adianta ter conhecimento técnico na área que atua e não conseguir estabelecer boas relações com seus colegas, se colocando em meio a intrigas e ruídos a todo momento? Enquanto Sampaoli não entender isso, irei classificá-lo apenas como um profissional ruim com boas ideias.

Victor Eduardo é jornalista e escreve sobre esportes em DeFato Online.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS