Não é sexta, mas já tem decreto: Prefeitura de BH desobriga uso de máscaras em locais fechados
O uso obrigatório de máscaras para diminuir a disseminação da Covid-19 no município havia sido decretado no dia 14 de junho
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou decreto no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (11) no qual desobriga o uso de máscaras em locais fechados na capital mineira. No dia 14 de junho foi decretado o uso obrigatório de máscara em locais fechados em Belo Horizonte, valendo até o dia 31 de julho, quando foi prorrogado uso obrigatório até os primeiros dias do mês de agosto.
Segundo decreto da Prefeitura de Belo Horizonte, “fica facultado o uso de máscara ou cobertura facial sobre o nariz e a boca no Município”, sendo recomendado uso apenas em estabelecimento e serviços de saúde; transporte coletivo e estações de embarque e desembarque; transporte escolar; instituições de ensino; e para pessoas idosas, com comorbidades ou não vacinadas.
A PBH garante ainda que a Secretaria Municipal de Saúde pode solicitar uso obrigatório em situações e estabelecimentos específicos, e o uso de máscaras continua obrigatório por profissionais de saúde e pacientes “conforme regulamentação das respectivas atividades e recomendações clínicas”.
A decisão foi tomada diante do atual cenário epidemiológico em Belo Horizonte, cujos indicadores evidenciam a redução da transmissão da Covid-19. O último boletim divulgado nessa terça-feira (10) mostrou, por exemplo, que a incidência média acumulada da doença nos últimos 14 dias está em 62,3 por 100 mil habitantes, bem inferior aos 202,0/100.000 habitantes registrados em 21 de julho.