“Não nos preocuparmos com a eleição significa deixar Itabira esquecida por mais algumas décadas”, afirma Marco Antônio Lage
O prefeito de Itabira conversou com o portal DeFato e falou sobre a importância das eleições 2022 para o município
A diversificação econômica é um dos desafios a serem superados por Itabira. Segundo o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), para que o município possa ter sucesso nessa empreitada, é necessário investimentos em projetos estruturantes e estratégicos — e os governos estadual e federal precisam ser parceiros nessas iniciativas. Porém, é necessário aumentar a influência política da cidade tanto no Estado quanto no País, fazendo com que as eleições 2022 ganhem ainda mais importância para esse processo.
“Do ponto de vista conceitual, Itabira precisa melhorar a sua influência política fora do nosso território, no âmbito estadual e federal. [Itabira é] Uma cidade que há três décadas não recebe um investimento significativo, o último grande investimento em Itabira foi a Unifei [Universidade Federal de Itajubá], que nem foi investimento federal, foi uma autorização federal com investimento da Vale e do município. O último grande investimento estadual tem mais de duas décadas, que foi a estrada de Itabira a Nova Era. Itabira é uma cidade esquecida do ponto vista política, é uma cidade enfraquecida politicamente e precisamos nos fortalecer politicamente”, observa Marco Antônio Lage.
“A cidade é importante demais para receber um tratamento, seja do governo estadual seja pela governo federal, que vem recebendo até agora. Fica parecendo que Itabira tem a Vale e isso basta. A Vale é uma grande empresa que confere a Itabira uma receita importante, que deixa a cidade entre os dez PIBs [Produto Interno Bruto] do Estado, mas não é suficiente. Nós precisamos de investimentos estratégicos e estruturantes, com participação dos governos estadual e federal, para que Itabira seja uma cidade que garanta a sua sobrevivência no período pós-mineração. (…) Essas eleições são fundamentais e o itabirano tem que pensar muito em quem vai votar”, completa Marco Antônio Lage.
Dessa forma, o prefeito de Itabira destaca a importância de avaliar bem os candidatos e escolher representantes que estejam alinhados com o desenvolvimento da cidade. “Não nos preocuparmos com a eleição e não elegermos os parceiros da cidade para deputados, senador, governador e presidente da República significa deixar Itabira esquecida por mais algumas décadas. E isso a gente não quer e nem temos esse tempo. Precisamos reagir e o tema de Itabira tem que estar na mesa do governador do Estado, com respostas para Itabira; tem que estar na mesa do presidente da República, com resposta para Itabira. Itabira é uma cidade muito importante para ser esquecida e para ser deixada de lado”, afirma.
Organização
Marco Antônio Lage também comentou sobre como o poder público tem se preparado para a realização da votação em Itabira. Segundo ele, reuniões de alinhamento foram realizadas com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e as forças de segurança — e, dessa forma, o município está preparado para promover eleições “tranquilas e organizadas”.
“O município tem dado todo apoio e, ainda ontem [terça-feira], com o Tribunal Eleitoral sobre a questão da segurança, do transporte e debatemos tudo. Itabira está preparada para ter uma eleição tranquila, organizada e sem nenhum tipo de contratempo”, avalia Marco Antônio Lage.