Neidson cobra corte de cargos comissionados e reforma administrativa na Prefeitura de Itabira

Em uma reunião com pauta de votação vazia, o vereador Neidson Freitas endureceu o discurso e cobrou do prefeito Marco Antônio Lage o cumprimento de promessas de campanha

Neidson cobra corte de cargos comissionados e reforma administrativa na Prefeitura de Itabira
Neidson Freitas cobrou do prefeito Marco Antônio Lage o corte de cargos comissionados e a reforma administrativa da Prefeitura de Itabira. – Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Na última terça-feira (31), em uma reunião da Câmara Municipal de Itabira com pauta vazia — tendo apenas a aprovação em segundo turno do projeto de lei pela Dignidade Menstrual —, o vereador oposicionista Neidson Dias Freitas (MDB) aproveitou para questionar o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) sobre o cumprimento de promessas feitas durante a campanha eleitoral em 2020. As cobranças giraram em torno da redução do número de cargos comissionados e da reforma administrativa da Prefeitura de Itabira.

No encontro, Neidson Freitas exibiu um vídeo veiculado no ano passado em que Marco Antônio Lage comenta o número de cargos comissionados na estrutura administrativa do Município. Nas imagens, o prefeito de Itabira argumenta que o inchaço da máquina pública representa desperdício de recursos e que compromete o desenvolvimento de ações por parte do Executivo.

“Ipatinga tem 60 cargos comissionados por 100 mil habitantes. Itabira tem 247, quatro vezes mais do que Ipatinga. É uma grande distorção, é um desperdício de recursos, é por isso que não sobra dinheiro para áreas sociais importantes. Isso precisa ser revisado urgentemente e vamos revisar em nosso governo sem dúvida”, declarou Marco Antônio Lage no vídeo.

O emedebista também citou reportagens veiculadas em jornais e portais de notícias de Itabira que trazem declarações de Marco Antônio Lage, concedidas também em 2020, indicando que a redução no número de cargos comissionados e o corte de gastos na estrutura administrativa do Executivo seriam metas centrais para a sua gestão.

“Então, senhores vereadores, na campanha política o prefeito entendia que era um absurdo os cargos comissionados na cidade, que era um desperdício de dinheiro público e que precisava tomar providências quanto a isso. Ele disse que tinha como meta reduzir em 30% os cargos comissionados e cortar gastos desnecessários. Em todo momento ele fez essas promessas — na campanha, após campanha e depois de ser eleito. Já estamos caminhando para quase um ano dessas promessas e até agora não chegou a esta Casa nem os cortes dos cargos comissionados nem a reforma administrativa”, afirmou Neidson Freitas.

E não parou por aí. O vereador, ainda, apresentou um levantamento feito pelo Observatório Social do Brasil – Itabira (OSBI) que mostra a evolução no quantitativo de cargos comissionados na Prefeitura de Itabira entre abril de 2020 e abril de 2021.

Neidson cobra corte de cargos comissionados e reforma administrativa na Prefeitura de Itabira
Gráfico do Observatório Social do Brasil – Itabira com a evolução de cargos comissionados na cidade. – Foto: Reprodução/Internet

“Eu tomei o trabalho de imprimir todas as nomeações com a assinatura do prefeito Marco Antônio Lage até o dia 27 de maio, mas, com certeza, já deve ter aumentado. Já estamos próximos das 300 nomeações e muitas delas são de pessoas que vieram de outras cidades. Então, até agora, não chegou nesta Casa o que foi proposto e o que eu quero é ajudar o prefeito a aprovar projetos importantes e a lembrar das promessas que ele fez durante a sua campanha. Prefeito, ainda está em tempo: envie para a Câmara a reforma administrativa e faça o corte de 30% nos cargos comissionados”, disparou Neidson Freitas.

Neidson cobra corte de cargos comissionados e reforma administrativa na Prefeitura de Itabira
Neidson Freitas exibe no plenário da Câmara de Itabira publicações com as nomeações de cargos comissionados na Prefeitura de Itabira. – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Reforma administrativa

No final de julho, durante a coletiva de balanço dos 200 dias do seu governo, Marco Antônio Lage afirmou que a proposta de reforma administrativa “está praticamente pronta” e que seria enviada à Câmara de Itabira  “em agosto, no mais tardar em setembro”.

“Precisamos melhorar sobre dois aspectos: organização de gestão das secretarias da forma mais funcional possível, com menos hierarquia e diminuindo as distâncias entre os serviços da ponta com os secretários; e o outro aspecto é o tecnológico, que precisamos investir, pois ainda estamos muito analógicos, o que atrasa o serviço, e precisamos ir para o digital. (…) Estamos trabalhando em conjunto e está praticamente pronta para em agosto, no mais tardar em setembro, apresentar à Câmara uma reforma administrativa”, disse Marco Antônio Lage à época.

Outro lado

No início da tarde desta quarta-feira (1º), a Prefeitura de Itabira encaminhou para a DeFato um posicionamento oficial sobre os questionamentos apresentados pelo vereador Neidson Freitas. Confira a íntegra da nota:

A meta de redução do custeio, incluindo a folha de pagamento com cargos em comissão e terceirizados, segue sendo cumprida pela gestão municipal e será ampliada com a Reforma Administrativa que ainda é elaborada.

Dentro desse cenário está incluída, também, a premissa de valorização do servidor público, que hoje ocupa mais de 40% das vagas de livre nomeação da Prefeitura de Itabira.

A DeFato questionou a Prefeitura de Itabira sobre os prazos para a redução do número de comissionados e para o envio da reforma administrativa. Também solicitou o número total de nomeações feitas pelo Executivo em 2021. Esses questionamentos não foram respondidos pela nota oficial.

Transmissão ao vivo

O portal DeFato transmite, ao vivo, todas as terças-feiras, a partir das 18h, as reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Itabira. As transmissões são realizadas por meio do Facebook da DeFato. Para assistir, basta clicar nesse link!