Nelson Freire, grande pianista brasileiro, morre aos 77 anos

Artista morreu na madrugada desta segunda-feira e estava em casa, no Rio de Janeiro

Nelson Freire, grande pianista brasileiro, morre aos 77 anos
(Um dos maiores pianistas do mundo morre aos 77 anos, no Rio de Janeiro. Foto: Festival Internacional de Música/Divulgação)

O pianista brasileiro, Nelson Freire, morreu na madrugada desta segunda-feira (01), aos 77 anos. O artista estava em sua casa no Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada ao jornal O Estado de São Paulo pela empresária de Freire.

Nelson Freire foi um dos maiores artistas brasileiros e fez uma carreira brilhante, sendo destaque em diversos palcos do mundo. A causa da morte do pianista ainda não foi divulgada.

Em 2019, Freire sofreu um acidente enquanto fazia uma caminhada no Rio de Janeiro e passou por cirurgias no ombro. O retorno do artista aos palcos era previsto para o ano passado, mas não aconteceu por conta da pandemia.

Grande carreira

Freire nasceu em 1944, na cidade de Boa Esperança, em Minas Gerais, e demonstrou um talento impressionante com o piano já aos 3 anos de idade, o que impressionava familiares.

A família saiu da cidade mineira e foi para o Rio de Janeiro, onde Freire passou a receber instruções das pianistas Nise Obino e Lúcia Branco. Nelson Freire aprendeu bastante e já aos 12 anos se tornou um dos vencedores do Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro.

O artista não abandonaria mais o piano e começava ali uma grande e bela carreira artística. Aos 19 anos, conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional Vianna da Motta. Na marca dos 24 anos, fez a estreia com a Orquestra Filarmônica de Nova York.

Exalando talento e habilidade com o piano, Freire conquistou sucesso nacional e internacional. O artista tocou em mais de 70 países e foi o único brasileiro a ser incluído na “Great pianists of the 20th century“, coletânea de 100 volumes com gravações de 72 pianistas lançada mundialmente.