“Nós que aqui estamos, por vós esperamos” homenageará Gal Costa neste pré-carnaval

Saiba mais sobre a história do bloco, o significado do seu nome e o porquê ele se concentra em frente ao Cemitério do Cruzeiro

“Nós que aqui estamos, por vós esperamos” homenageará Gal Costa neste pré-carnaval
Fotos: @pink_in_vision
O conteúdo continua após o anúncio


Nascido em 2018, buscando homenagear artistas – sobretudo da música – que contribuíram para compor a riqueza cultural do Brasil, o bloco “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” já tem uma nova homenageada para o pré-carnaval de Itabira em 2023. Com o tema ‘‘Meu nome é Gal!’’, o bloco sairá pelas ruas de Itabira reverenciando Gal Costa, uma das maiores vozes da música brasileira. O bloco irá se concentrar a partir das 21h30, no dia 10 de fevereiro, na Rua Paulo Pereira, em frente ao Cemitério do Cruzeiro, de onde sairá em cortejo. 

Saiba mais sobre a história do bloco, o significado do seu nome e o porquê ele se concentra em frente ao Cemitério do Cruzeiro.

O “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” nasceu em 2018, fruto da ideia de dois professores de História, que viram no Carnaval a potencialidade de ocupar e ressignificar o espaço público. O nome do bloco é inspirado na inscrição presente na portaria do Cemitério Municipal de Paraibuna – São Paulo, e que serviu também para o título homônimo do documentário de Marcelo Masagão (1999). 

Neste ano, através do tema ‘‘Meu nome é Gal!’’,o bloco irá promover homenagens a Gal Costa, falecida em novembro de 2022. ‘‘Seu legado continua mais vivo do que nunca e traz a reflexão sobre sua importância nos mais variados movimentos musicais que ela participou ao longo de sua trajetória’’, disse Joaquim. O bloco irá se concentrar a partir das 21h30, no dia 10 de fevereiro, na Rua Paulo Pereira, em frente ao Cemitério do Cruzeiro. 

O local não foi escolhido por acaso. Lá, anos atrás se encontrava o antigo Presídio da Paulo Pereira. ‘‘Utilizar este espaço é dar uma nova função que por anos foi negativada no imaginário local pela existência do extinto presídio. A proposta é trazer um pouco de leveza, riso e alegria para espaços em que a maior parte do seu tempo foi e ainda é dedicada à tristeza’’ comenta Joaquim Olegário, um dos idealizadores do bloco. 

Ao falar sobre a vasta tradição carnavalesca que Itabira possui, Joaquim citou algumas figuras de extrema relevância para a manifestação cultural na cidade, como Dona Dulce, Tobias e Valtinho. O professor e idealizador do bloco, também fez questão de dizer que ‘‘A existência do bloco ‘Nós que aqui estamos, por vós esperamos’ é devidamente creditada a retomada do carnaval de rua em Itabira, pelo surgimento do bloco Madalena.

‘‘Sem sombra de dúvidas a criação da Madalena foi o elemento inspirador para o desenvolvimento de outros blocos na cidade. E nesta realidade que temos hoje, está sendo possível realizar um festival pré-carnavalesco com a realização também do carnaval’’.

Toda quarta-feira e nos fins de semana, o bloco vem realizando oficinas de percussão. O bloco também convida aqueles que forem se juntar na folia, para irem fantasiados em homenagem a algum artista 

‘‘Não precisa ser necessariamente do Brasil, pode ser o Michael Jackson, mas vá fantasiado para brincar com a gente. A participação é livre, é só chegar com seu instrumento e entrar no bloco’’. 

 

Não perca o bloco!

Concentração: a partir das 21h30, no dia 10 de fevereiro, na Rua Paulo Pereira, em frente ao Cemitério do Cruzeiro.

Saída: após a concentração, pelas ruas do bairro Pará.

Instagram: @blococemiterio

 

Clique aqui e veja a programação completa do Pré-Carnaval em Itabira

Galeria de Fotos