Nova eleição na Câmara de Conceição elege a mesma mesa diretora
Bate boca marca, mais uma vez, a votação para escolha do presidente do Legislativo
Aconteceu nessa sexta-feira (6), na cidade de Conceição do Mato Dentro, uma nova eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores. A cerimônia que elegeu a única chapa regularmente inscrita, em 1º de janeiro, foi anulada após decisão judicial.
Porém, mesmo com recurso em andamento nas instâncias superiores, o então presidente da Câmara, Wander Rosa de Santana (PP), convocou novas eleições. Por meio de um edital publicado no último dia 4 de agosto, foi aberta a possibilidade para a formação de novas chapas para atender a todos vereadores.
Duas chapas concorrentes
Dessa maneira, na tarde de hoje (6), os vereadores conceicionenses se reuniram para votar entre as duas inscritas no novo edital: a Chapa 1 – Unidos por Conceição e a Chapa 2 – A voz do povo.
A primeira delas manteve a formação eleita em janeiro: Wander Rosa de Santana (PP), presidente; Gilberto da Silva Queiroz (MDB), vice-presidente; Dayse Mariano de Paula (MDB), primeira secretária; e Sidinei Seabra da Silva (Rede), segundo secretário.
A Chapa 2 era formada por Beatriz Peixoto Madureira (MDB), como presidente; Gleicierres Martins de Araújo (PP), vice; Silvio Silverio Costa (PSL), primeiro secretário; e Luiz Antônio dos Santos (Rede), segundo secretário.
Antes de abrir os trabalhos de votação, Wander Rosa de Santana explicou que usou de sua autonomia como presidente da Câmara para optar por realizar novas eleições. “Estamos fazendo uma nova eleição para parar esse “leva e traz”. Para ficar uma coisa clara para o nosso município: as vaidades atrasam nossa cidade. Fomos eleitos pelo povo de Conceição do Mato Dentro. É para eles que a gente presta serviço”, disse.
Antes de começarem a proferir os votos, o vereador Luiz Antônio do Santos pediu que fosse novamente explicado o motivo de realizar a eleição, mesmo com o processo judicial em andamento e com possibilidades de recurso. Esclarecidas as dúvidas, a votação seguiu elegendo, por seis votos a cinco, a Chapa 1, encabeçada por Wander Rosa.
Bate boca
Em seu discurso como presidente, novamente, eleito da Câmara, Wander desabafou.
“Temos que pensar na nossa cidade. Eu não tenho vaidade. Eu quero representar, aqui, a população que me elegeu. Eu tenho compromisso com meus eleitores e com a minha cidade, onde eu fui nascido e criado. Essas confusões são fruto de interesses próprios. Eu não tenho ‘rabo preso’ com ninguém, por isso estou aqui de cabeça erguida. E aceita quem quiser. A humilhação que eu passei aqui, por conta de vaidade de cada vereador contrário, é um absurdo. Estou desabafando porque sou ser humano”, confessou.
Em seguida, o vereador Luiz Antônio Santos rebateu trechos do discurso de Wander. O que deu início a um bate boca entre os dois. “Você está me perseguindo desde o dia 1º de janeiro, vereador. Essa briga aqui é interesse próprio seu”, chegou a responder Wander.
Luiz ainda insistiu dizendo que “será a primeira vez a minha vida que verei quem descumprir uma ordem judicial ficar impune. Em 67 anos de vida ainda não vi”, fazendo referência ao processo da primeira eleição que ainda corre na justiça. Wander encerrou a discussão respondendo: “tem um ditado popular que diz: ‘aceita que dói menos'”.
Rusgas e alfinetadas
Durante os discursos, os outros integrantes da mesa diretora eleita aproveitaram para reforçar o discurso do presidente da Câmara e alfinetar os colegas opositores. Dayse Picão, eleita primeira secretária falou sobre realizar um trabalho voltado para o povo. “Isso aqui não é nenhuma aposta, nenhum jogo. Nós estamos com o povo. Isso aqui não é nenhuma rivalidade com o Executivo, não é um problema com ninguém. É uma forma de mostrar o que é o certo”, comentou.
O segundo secretário, Sidinei Seabra frisou que a atenção dos vereadores deveria estar totalmente voltada para os problemas enfrentados pelo município de Conceição do Mato Dentro. “Infelizmente ainda temos uma desigualdade social muito grande, temos famílias passando fome e com dificuldades de moradia na cidade. Eu acho que temos que focar é nessa situação. Nós 11 (vereadores), juntos, temos que pegar essa bandeira e lutar”.
Por fim, o vice-presidente eleito, Gilberto Queiroz, encerrou apoiando o discurso do colega. “A gente não tem que ficar pensando em particularidades. A gente tem que pensar no povo de Conceição. A cidade está com o recurso certo, o prefeito certo e no momento certo. A gente tem que pensar em como usar melhor os recursos públicos”, concluiu.
Assista, abaixou, a toda a cerimônia de eleição da mesa diretora: