Nova lei dos retrovisores pode custar multa elevada e perda de pontos na carteira
A resolução do Contran é válida para veículos escolares
Desde janeiro deste ano de 2024, todo carro fabricado no Brasil precisa seguir novas regras de segurança, e os retrovisores são peça importante no contexto.
A partir de agora, qualquer descuido com os retrovisores pode custar muito caro ao bolso e tirar pontos da sua carteira, e o Detran está a postos para não deixar passar nada.
A nova resolução do Contran determina que os os retrovisores de veículos escolares precisam estar ajustados de forma que o motorista consiga visualizar tudo que está ao redor do veículo, sem deixar nenhum ângulo morto, com a imagem exibida no retrovisor adaptada à altura das crianças, que são, obviamente mais baixas que os adultos.
Há uma novidade para os consumidores em geral. Os retrovisores deverão ter uma área mínima de 69 cm2 e um espelho grande o suficiente para comportar um círculo de 7,8 cm de diâmetro, o que vai permitir uma visão mais ampla e segura do que acontece ao redor do seu veículo.
Dirigir sem retrovisor ou com ele quebrado é considerado infração grave pelo Detran, e se você for pego nessa situação, vai levar uma multa no valor de R$195,23 e perder cinco pontos na carteira.