Nova subestação de energia em Conceição do Mato Dentro beneficiará 25 mil pessoas em seis cidades

A nova unidade possui uma concepção tecnológica moderna

Nova subestação de energia em Conceição do Mato Dentro beneficiará 25 mil pessoas em seis cidades
Foto: Divulgação/Cemig

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) concluiu e energizou no início do mês de outubro uma nova subestação de energia (SE) em Conceição do Mato Dentro. Com capacidade de transformação de 15 megavolt-ampère (MVA), a unidade traz um incremento de 50% de energia no sistema elétrico da região Central do Estado e faz parte do Programa Mais Energia da empresa.

A subestação Conceição do Mato Dentro 2 possui uma concepção tecnológica moderna, totalmente digitalizada, e é composta por um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, que permite aos operadores realizarem, à distância, as intervenções necessárias nos equipamentos de alta tensão. Isto reduz o tempo de interrupções em caso de falhas ou ocorrências acidentais no sistema elétrico.

Nova subestação de energia em Conceição do Mato Dentro beneficiará 25 mil pessoas em seis cidades
Foto: Divulgação/Cemig

Além da subestação, a Cemig construiu ainda 65km de linha de distribuição de alta tensão, utilizando estruturas metálicas ligando a nova subestação de Conceição de Mato Dentro 2 à subestação de Guanhães 2. Este circuito vai substituir a linha de madeira que antes era utilizada, entre as subestações Conceição do Mato Dentro 1 e Guanhães 1.

“A nova subestação e a nova linha de distribuição permitirão maximizar a capacidade e confiabilidade da energia que será disponibilizada aos nossos clientes, já que uma linha de distribuição metálica é muito mais resistente a queimadas que, infelizmente, são comuns na região”, afirma o gerente de expansão e manutenção de alta tensão Leste da Cemig, Ramon Cavalini Furiati.

De acordo com o gerente, o empreendimento traz um grande salto de qualidade no fornecimento de energia para mais de 25 mil mineiros das cidades de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Morro do Pilar, Alvorada de Minas e Santo Antônio do Rio Abaixo, municípios que compõe a Serra do Cipó, importante região turística do estado.