Nova unidade do SAMU é apresentada, em Barão de Cocais
A previsão é que a nova unidade do SAMU passe a atender à população local a partir de agosto
Na última quinta-feira (9), o prefeito de Barão de Cocais, Geraldo Abade (PSD) recebeu a visita de Marco Antônio Lage (PSB), atual prefeito de Itabira e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Paraopeba (CISURG). O objetivo da visita foi apresentar as instalações da nova unidade do SAMU, que passará a atender o município.
Com a construção da nova unidade, Barão de Cocais integrará a cobertura regional do SAMU, sendo uma das seis bases locais de apoio ao serviço. A previsão é que a nova base do atenda à população a partir de agosto deste ano.
Além dos dois prefeitos, estiveram presentes na visita o vice-prefeito de Barão de Cocais, Bruce Padovani, e o atual Secretário Municipal de Saúde, Edson Santos.
Substituição do atual serviço
A instalação da nova unidade em Barão de Cocais virá, portanto, para substituir o atual Serviço de Atendimento Móvel (SAMUB) local. Com uma central de regulação médica integrada, o SAMU oferecerá à cidade uma maior capacidade de atender às emergências médicas da população. O governo municipal, contudo, anuncia que estuda incorporar o SAMUB ao novo SAMU.
“Essa base representa um avanço importante para a nossa região, ampliando o acesso da população a atendimentos de urgência, dentro de um sistema intregrado em toda a região”, citou, enfim, o prefeito Geraldo Abade.
Já Marco Lage destacou, portanto, que a instalação do SAMU como um avanço para o sistema de saúde regional. “Aumentar essa cobertura com mais essa base de apoio é fundamental e vai melhorar muito o atendimento do Samu em nossa região. Essa é a nossa expectativa”, afirmou.