Nove bairros de Itabira podem ter o sistema de abastecimento de água prejudicado nesta terça-feira

Interrupção acontece entre 6h e 16h para que a Vale realize a construção de uma rede dedicada para alimentação do sistema de bombeamento de Conceição

Nove bairros de Itabira podem ter o sistema de abastecimento de água prejudicado nesta terça-feira
Foto: Arquivo/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Uma manutenção preventiva afeta temporariamente o abastecimento de água em alguns bairros nesta terça-feira (15), entre 6h e 16h. A parada programada é necessária para que a Vale realize a construção de uma rede dedicada para alimentação do sistema de bombeamento de Conceição. Dessa forma, haverá interrupção no fornecimento de água para os bairros abastecidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe. A previsão é que o reabastecimento gradativo inicie após o término da manutenção.

Dessa forma, podem ter o abastecimento afetado os seguintes bairros: Bálsamos, Conceição, Abóboras, Fênix, Jardim Belvedere, Monsenhor José Lopes, Residencial Pedras do Valle, Santa Marta e Santa Ruth. Manobras para amenizar o risco de desabastecimento serão realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Orientações

Em nota enviada à imprensa, o Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), todo imóvel deve possuir cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.

Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.

Atendimento ao cliente

O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp: (31) 3839-1330.