Nove em cada dez brasileiros têm acesso ao celular, aponta Anatel

Levantamento da Anatel também aponta para a menor oferta de fibra óptica nos municípios do interior do país

Nove em cada dez brasileiros têm acesso ao celular, aponta Anatel
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefonia móvel. Essas são informações que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgou neste sábado (5), Dia das Telecomunicações.

Os dados indicam que 4.363 dos 5.5570 municípios contam com infraestrutura de fibra óptica. Isso proporciona mais velocidade, estabilidade e eficiência energética em serviços de telecomunicações. Contudo, a maior parte da população brasileira com acesso ao serviço reside em capitais e regiões metropolitanas.

PAC pode ampliar 5G

A Anatel aponta também a chegada da tecnologia 5G a 1,3 mil municípios brasileiros, e aposta no avanço do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A implantação da tecnologia em todo o país é um dos objetivos do programa. O Novo PAC também inclui a expansão da tecnologia 4G para 6,8 mil distritos, vilas e áreas rurais distantes dos grandes centros urbanos.

Em nota, o secretário de Telecomunicações da Anatel, Hermano Tercius, destaca que a expansão dos serviços de comunicação no Brasil enfrenta desafios devido à extensão territorial do Brasil e às áreas de difícil acesso. “Esse é o nosso desafio. O principal deles é levar conectividade de forma satisfatória e, ao mesmo tempo, evoluir em outros indicadores da conectividade significativa, como o letramento digital”, declarou.

Satisfação dos consumidores

A grau de satisfação com os serviços também é alvo de atenção da Anatel. Em março, o orgão divulgou os resultados  da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. O questionário trata de serviços de telefonia fixa, telefonia celular (pré-paga e pós-paga), internet fixa e TV por assinatura. Além disso, também abrange perguntas sobre o padrão de uso dos aparelhos como o Wi-Fi.

Em 2024, mais de dois terços dos consumidores pesquisados de todos os serviços se consideravam satisfeitos ou muito satisfeitos com a prestação do serviço de telecomunicações, de acordo com a Escala CSAT (Customer Satisfaction Score). Contudo, mais de 10% dos consumidores se declaram muito insatisfeitos ou insatisfeitos.

Sobre a tecnologia das redes celulares utilizada com maior frequência, apesar da rede 4G ser a mais utilizada, mais de 64% dos consumidores de celular pós-pago e 67% dos consumidores de celular pré-pago, houve, portanto, crescimento na percepção de uso mais frequente da rede 5G.

Quanto à tecnologia para prestação do serviço de internet fixa, 78% dos consumidores usam fibra ótica.

Entre os entrevistados que contratam o serviço de telefonia fixa, 16% responderam que o telefone fixo é o principal meio para realizar chamadas de voz quando está em sua residência. Estes usuários são os que possuem maior idade no grupo, menor renda média e em sua maioria do sexo feminino. Por último, 67% dos entrevistados que contratam o serviço de televisão por assinatura declararam usar o serviço diariamente.

Período de pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os meses de julho e novembro de 2024, com 64 mil consumidores dos serviços de telefonia fixa e celular, internet fixa e TV por assinatura que eram clientes das prestadoras Algar, BrSuper, Brisanet, Claro, GB Online, Ligga, Oi, Proxxima, Sky, Tely, Tim, Unifique, Valenet, Vero e Vivo.

A pesquisa de opinião tem periodicidade anual. Os resultados desta edição – e das anteriores – estão disponíveis na página da Pesquisa no portal da Anatel.

Com informações da Agência Brasil.