Novo protocolo de segurança nos estádios em Minas pode mobilizar até 700 policiais por jogo
O novo protocolo inclui uma uma classificação dos jogos em em quatro níveis de risco: baixo, moderado, alto e crítico

O Governo de Minas, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, apresentou nessa quarta-feira (2) a implementação de um novo protocolo de atuação para jogos de futebol nos estádios Mineirão, Independência e Arena MRV, todos localizados em Belo Horizonte.
Na prática, a atuação das Forças de Segurança em jogos de futebol em Minas Gerais se dará em três frentes complementares: a criação de novos protocolos de segurança para os jogos, a instalação de perímetro ao redor dos estádios para delimitar a circulação de torcedores e o monitoramento de imagens para identificação de criminosos.
O novo protocolo inclui uma uma classificação dos jogos em em quatro níveis de risco: baixo, moderado, alto e crítico. Para jogos com classificação de risco alto e crítico, haverá atuação da Polícia Militar dentro dos estádios. Para isso, será criado um Batalhão Especializado de Policiamento de Eventos da PMMG para aprimorar ainda mais o trabalho realizado pela corporação em grandes eventos.
“Nos casos de risco alto e crítico, vamos mobilizar de 450 a 700 policiais, dependendo da criticidade do jogo, na entorno do estádio e dentro do estádio, com apoio da cavalaria e dos cães, e com a presença da polícia no controle de acesso das catracas, acompanhando as revistas, para que a gente não volte a ver cenas de violência como a gente viu no ano passado”, explicou o vice-governador Mateus Simões.
As novas matrizes de risco são formuladas a partir do efetivo policial necessário para cada jogo, levando em consideração fatores como tipo de campeonato, rodada, público previsto e histórico de animosidade entre torcidas.
Além disso, o modelo também prevê a criação de perímetros para a circulação de torcedores nos arredores dos estádios em Belo Horizonte. A medida vai permitir maior segurança em jogos de risco alto e crítico, ao determinar ruas específicas que poderão ser acessadas apenas por torcedores com ingresso.
*Com informações da Agência Minas