Nozinho quer criar o Parque Ecológico de São Gonçalo do Rio Abaixo

Projeto de lei foi encaminhado à Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo no final de setembro. Essa é a segunda proposta de criação de parques ecológicos na cidade

Nozinho quer criar o Parque Ecológico de São Gonçalo do Rio Abaixo
Projeção gráfica de área para exposição de artes no Parque Ecológico de São Gonçalo do Rio Abaixo. – Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

No final de setembro, o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato de Barcelos “Nozinho” (PDT), encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei nº 31/2021, que cria o Parque Ecológico de São Gonçalo do Rio Abaixo. A proposta integra as políticas públicas do Município voltadas para o setor ecológico e ambiental — já que também tramita no Legislativo o projeto de lei nº 27/2021, que pretende instituir o Parque Natural Municipal do Peti.

Conforme o projeto de lei, o Parque Ecológico de São Gonçalo do Rio Abaixo terá área total estimada em 75 hectares destinada ao lazer e à ecologia. No local, serão implantados: sanitários públicos, trilhas e pistas de corridas e caminhadas, espaço para exposições culturais e artísticas, dependências para administração e outros equipamentos.

O parque deverá contar, ainda, com medidas de segurança contra incêndio e, também, de segurança da integridade física dos visitantes, além de estrutura de monitoramento e vigilância 24 horas.

“As propostas estão entre as metas do governo que pretende mudar a visão que o mundo tem do Município, conhecido apenas pela mineração. A implantação desses dois parques [Ecológico e do Peti] dará uma função social, ecológica e urbanística destinado ao lazer, à recreação e a outros usos que viabilizem sua conservação”, afirmou a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo em nota enviada à imprensa.

Ainda segundo a proposta do Executivo, parcerias serão criadas, por meio de convênio, com entidades públicas e privadas, para a preservação, controle e manutenção do Parque Ecológico por meio da instituição de um Conselho Gestor.

O projeto foi elaborado com base em estudos elaborados por uma consultoria do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTEC), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

* Com informações da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo.