Núcleo de Empreendedorismo Juvenil abre nova turma para curso gratuito em Itabira; saiba como se inscrever

Sebrae Minas oferece 70 vagas para curso técnico em Administração para estudantes de escolas públicas; inscrições terminam nesta sexta-feira

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil abre nova turma para curso gratuito em Itabira; saiba como se inscrever
Foto: Reprodução/Agência Sebrae
O conteúdo continua após o anúncio


Estudantes de Itabira e região, que estão cursando o 3º ano ou concluíram o Ensino Médio na rede pública de ensino, podem se inscrever no curso técnico em Administração, com ênfase em Gestão de Negócios, do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). São oferecidas 70 vagas para jovens com idade entre de 16 a 24 anos, interessados em uma formação técnica gratuita, com foco no empreendedorismo e na vivência prática do mundo dos negócios. O curso tem duração de um ano, com atividades nas áreas de gestão, negócios e empreendedorismo.

As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas até o dia 6 de setembro. Os interessados poderão acessar o link do edital (clique aqui) ou o site da Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide): www.fideitabira.com.br. Estudantes atendidos pelas cinco unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em Itabira, podem contar com o auxílio dos atendentes das unidades para fazerem as inscrições. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O NEJ é um projeto da Escola do Sebrae, que, desde 2022, formou cerca de 100 estudantes em Itabira, por meio de convênio firmado com a Prefeitura Municipal e a Fide. O gerente do Sebrae Minas na Regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício Fernandes, destaca que a formação gera impactos na vida pessoal e profissional dos jovens, tornando-os aptos a fazerem escolhas mais conscientes.

“O NEJ busca despertar o perfil empreendedor, trabalhando questões comportamentais e lançando luz sobre o poder de transformação de suas realidades”, afirma.

Teoria aplicada na prática

Por meio de uma metodologia de projetos que alia teoria e prática, os estudantes são instigados a aprimorar habilidades e competências empreendedoras e de gestão. A proposta do NEJ é formar jovens hábeis e competentes para enfrentar e superar desafios relativos às esferas profissionais, pessoais, sociais ou familiares.

Formanda da primeira turma do NEJ, em Itabira, Márcia Maria Ramos foi motivada a tirar uma ideia de negócio do papel, após a participação no curso. Com afinidade pela área administrativa, ela foi desafiada a conciliar a maternidade e a participação no NEJ. Logo no início do curso, pensou em desistir, mas o incentivo dos colegas e acolhida dos educadores a fizeram concluir a capacitação.

“Após o curso, consegui um trabalho durante meio período, na secretaria de uma escola. A jornada permite cuidar do meu filho, e da minha loja online, a Noah Kids 23, exclusiva para meninos. Percebi que as lojas de roupas infantis não oferecem a mesma variedade de peças para eles, então, resolvi investir neste nicho”, conta. A empreendedora conta que tem planos para abrir uma loja física, e afirma que o curso do NEJ trouxe mais segurança para tomar decisões.

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil abre nova turma para curso gratuito em Itabira; saiba como se inscrever
Márcia Maria Ramos – Foto: Divulgação/Sebrae Minas

As atividades desenvolvidas com os jovens durante o curso, fortalecem características como autonomia, proatividade e consciência social. O estudante de engenharia ambiental Marcelo Ferreira concluiu o NEJ em 2023 e, logo depois, ingressou na faculdade. “Sempre fui muito tímido, e estava sem perspectivas ao concluir o Ensino Médio. O NEJ mudou minha postura. Sinto que estou no caminho certo e, independente de qual área irei atuar, estarei mais seguro nas minhas decisões”, conta.

Sobre o NEJ

Desde a fundação, em 2010, em Belo Horizonte, o NEJ já formou mais de 3,5 mil jovens. O projeto tem unidades em Araxá, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Contagem, Ibirité, Itabira, Itabirito, Mateus Leme, Patos de Minas, Nova Lima, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sarzedo, Uberaba, Vespasiano, Brasília (DF) e Porto Alegre (RS);

  • 64% dos estudantes ao saírem da escola, ingressam no mercado de trabalho;
  • 58% dos estudantes ao saírem da escola continuam seus estudos;
  • 94% dos estudantes declaram que a escola teve um alto impacto em sua vida pessoal e 88% alto impacto em sua vida profissional.

* Com informações do Sebrae Minas.