O ciclo da mineração em Itabira é tema de reunião da Amig nesta quinta

O “Ciclo da Mineração: do início à exaustão” é tema de uma reunião itinerante realizada nesta quinta-feira (27), em Itabira. O evento é promovido pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), no Hotel It – Itabira (Bristol). Diversas autoridades políticas de toda a região participam da reunião. O como objetivo […]

O ciclo da mineração em Itabira é tema de reunião da Amig nesta quinta
Fotos: Natiely Oliveira/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


O “Ciclo da Mineração: do início à exaustão” é tema de uma reunião itinerante realizada nesta quinta-feira (27), em Itabira. O evento é promovido pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), no Hotel It – Itabira (Bristol).

Diversas autoridades políticas de toda a região participam da reunião. O como objetivo é discutir temas de relevância para os municípios mineradores, destacando assuntos das áreas de meio ambiente, jurídica, econômica e tributária.

+ Confira a programação

Na abertura, o prefeito de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães (PTB), lembrou que Minas Gerais é precursor da mineração e Itabira é berço da Vale. O petebista citou ainda a exaustão mineral, prevista para 2028, e a busca pela diversificação econômica.

“Fomos pioneiros na mineração e seremos, mais uma vez, pioneiros na exaustão mineral. Estamos buscando alternativas e parceiros na área da tecnologia para que o município não sinta tanto a exaustão mineral”, destacou o prefeito de Itabira.

Ontem (26) a Amig se reuniu com a diretoria da Vale para tratar do apoio econômico temporário aos municípios afetados pela mineração. O encontro foi realizado na Mina de Águas Claras, em Nova Lima. Na pauta do encontro, foi discutido a continuidade das atividades da mineradora Vale em Minas Gerais e os investimentos que serão feitos no estado.