O curioso caso do Juiz Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield

O caso ganhou as manchetes de todo País. O Juiz Edward, não era Edward, era José Eduardo

O curioso caso do Juiz Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield
Foto: Reprodução
O conteúdo continua após o anúncio


O nome é pomposo: Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield. O cargo ainda mais: Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo. Mas a realidade é nada condizente — é a mais perfeita personificação do ditado: “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”.

O caso ganhou as manchetes de todo País. O Juiz Edward, não era Edward, era José Eduardo. Estudou na Universidade de São Paulo (USP), passou em um dos concursos mais disputados do Brasil e atuou diretamente em milhares de processos. Inevitável perguntar como isso ocorreu.

Em uma época em que temos acesso imediato a dados de qualquer pessoa, parece estranho que a farsa tenha durado tanto tempo e enganado tanta gente, e o Judiciário.

O fato é que a situação gerará questionamentos processuais: os atos praticados pelo Juiz Edward têm validade? As decisões poderão ser revistas? Em uma análise inicial, particularmente diríamos que sim. É possível que esses atos sejam revistos e eventualmente anulados. Mas essa é uma opinião pessoal e há quem diga o contrário.

O que fica claro que a necessidade de checagem de informações se mostra cada vez mais importante. É preciso desconfiar de qualquer informação por mais confiável que ela pareça.

A reflexão que fica é: temos dúvidas se o caso ocorreria no Judiciário Mineiro. Haveria alguém para dizer:

“Que Edward que nada. Esse ai é o Zé Eduardo, filho da dona Maria e do seu Zé da venda. Troquei as fraldas desse menino e agora vem dizer que se chama Edward? Sabia que não ia dar bom ele andar com o filho da Clotilde”.

P.S.: Em tempos de fraudes, alertamos para o golpe do “falso advogado” que tem rodado em mensagens de WhatsApp, prometendo liberar dinheiro mediante o pagamento de algum valor. Isso é tão verdadeiro quanto a identidade do Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield. Nunca é demais repetir: sempre confira com a fonte se a informação é verdadeira.

Sobre os colunistas

Pedro Moreira é advogado, pós-graduado em Gestão Jurídica pelo IBMEC e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Atua nas áreas do direito civil e administrativo em Itabira e região.

Anna Karolina é advogada, pós-graduada em Direito de Família e Sucessões pela EBRADI. Atua nas áreas do direito civil, sucessório e imobiliário em Itabira e região.

Eles são sócios do escritório Pedro Moreira Advocacia e Gestão Jurídica.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS