O deputado Delegado Christiano Xavier traça um perfil da segurança pública no País

O parlamentar relembrou os momentos mais impactantes da sua vida na polícia e política

O deputado Delegado Christiano Xavier traça um perfil da segurança pública no País
Foto: Reprodução/YouTube/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Christiano Augusto Xavier entrou na Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) ainda muito jovem. Contava apenas 18 anos de idade. Ele desenvolveu rápida e marcante carreira na instituição e foi delegado em diversas localidades do interior mineiro.

Finalmente, chegou a Santa Luzia, uma cidade de 219 mil habitantes, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Nesse local, se destacou na elucidação de crimes. O seu mérito profissional teve previsível consequência prática: Christiano migrou da polícia para a política. Essa circunstância aconteceu num momento trágico da história de Santa Luzia. Em 2017, a então prefeita Roseli Pimentel foi presa e afastada do cargo por suspeita de envolvimento no homicídio de um jornalista. O vice-prefeito também perdeu o mandato.

Este cenário provocou uma eleição suplementar em junho de 2018. Xavier participou do processo eleitoral e acabou eleito por 54,38% do eleitorado. Dois anos depois, em 2020, disputou a reeleição. E, de novo, conseguiu expressivo desempenho nas urnas. Obteve 71,98% da preferência dos luzienses, o maior percentual da história do município. Essa expressiva conquista possibilitou voos mais altos. Em 2022, superou outro desafio na política. No pleito de outubro, conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa com 83.535 votos.

Na sexta-feira (25), o deputado Delegado Christiano Xavier (PSD) esteve em Itabira para participar do “mutirão da carteira de identidade”. Na oportunidade, visitou a redação da DeFato e concedeu entrevista ao programa Sala de Visitas. O parlamentar relembrou os momentos mais impactantes da sua vida na polícia e política. E, muito naturalmente, tocou no assunto de sua especialidade:  segurança pública- a maior preocupação dos brasileiros na atualidade. O político admite que a reforma do Código Penal é importante passo para a solução deste grave problema social.

Confira a entrevista completa no vídeo do “Sala de Visitas”, na TV DeFato: