O fiasco do PIX! Vídeo de Nikolas no Instagram ultrapassa 275 milhões de visualizações
Vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira, (PL-MG) publicado em seu perfil no Instagram, ultrapassou 275 milhões de visualizações até às 4h10 desta quinta-feira (16)
Na gravação, compartilhada na terça-feira (14), o jovem deputado federal critica a pretensa taxação do PIX e afirma que o governo federal pretende monitorar trabalhadores informais como se fossem “grandes sonegadores”. As visualizações superam a população brasileira que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 212,6 milhões de habitantes, mais a população de alguns pequenos países sul-americanos somadas.
No vídeo, Nikolas adverte:
“O vilão do Brasil é quem ganha R$5.000 e não declara para poder sobreviver. Vocês querem mesmo que o brasileiro engula isso? é hora de entender que, se a gente não parar o Lula, o Lula vai parar o Brasil”.
Nikolas argumentou que a medida pretendida pelo governo faria com que o brasileiros deixassem de usar o PIX, cartões de crédito ou débito e outros métodos de transações financeiras para fugir de fiscalização da receita federal, cuja regra determinava que o Fisco acompanhasse de perto as realizações de transferências de mais de R$ 5.000 por meio de pagamento digital, com a proposta de identificar que não paga tributos.
Nikolas afirmou que o seu partido acionaria o STF (Supremo Tribunal Federal) para derrubar a decisão da Receita Federal.
Na quarta-feira (15), o parlamentar compartilhou uma versão do seu vídeo legendado em inglês por um seguidor seu na plataforma X, antigo twitter. “Meu vídeo expondo o governo Lula atingiu mais de 145 milhões de visualizações no Instagram, um dos vídeos políticos mais assistidos da história”.
Após o exposto pelo deputado federal e diante da amplitude de visualizações, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas decidiu derrubar a norma que aumentava a fiscalização em transferências, mas prometeu procurar a Justiça para punição aos autores das “fake news”.
“Infelizmente, essas pessoas sem escrúpulos nenhum visam prejudicar as pessoas mais humildes do país, inclusive abrir margem para crimes serem praticados em cima dessa mentira. Infelizmente esse dano é continuado. E por causa dessa continuidade do dano, dessa manipulação desse ato da Receita, decidi revogar esse ato”.
Nikolas comemorou a revogação, associando a decisão à sua postagem e aos milhões de visualizações conseguidas em seu vídeo.
“Passando para avisar que você, trabalhador brasileiro, pode voltar a usar o PIX sem a lupa do governo. O PT tentou monitorar o seu dinheiro, principalmente do mais pobre, mas o povo se uniu na rede social e derrubamos a decisão. Apenas com fundo preto e nenhum dinheiro público, lutamos contra todos os ataques de uma imprensa comprada e um governo que gasta milhões do seu dinheiro com marketing”, finalizou.