O impacto das curtidas em comentários no Instagram: Estratégias, Tendências e Significado Social

Com o crescimento do engajamento, está criado o efeito bola de neve: quanto mais comentarem na rede social, maiores são as chances de outros usuários

O impacto das curtidas em comentários no Instagram: Estratégias, Tendências e Significado Social
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O Instagram é nos dias de hoje uma das principais redes sociais do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos.

Dentro desse universo existem usuários individuais e também empresas, que estão permanentemente atrás de novos seguidores.

A criação de conteúdo de qualidade para o Instagram é algo primordial para as empresas e também para freelancers, pequenos empresários e influencers. Aos poucos, a base de fãs vai crescendo se o trabalho for bem-feito e complementado com o uso de um serviço de curtidas em comentários Instagram como o que oferece a Subsly.

A combinação dos dois trará um crescimento relevante e mais rápido, sem descuidar sempre do mais importante, que é abordar coisas relevantes em seu conteúdo e tocar em assuntos que seus seguidores esperam, seja pelas informações, pela opinião ou até pelo entretenimento.

Com o crescimento do engajamento, está criado o efeito bola de neve: quanto mais comentarem na rede social, maiores são as chances de outros usuários também darem likes e deixar comentários.

E isso terá um impacto claro no algoritmo do Instagram, que irá aumentar seu alcance aos poucos, sendo essa uma estratégia muito usada por influenciadores.

Por isso um serviço como o da Subsly tem tanto valor, já que ele estimula o engajamento orgânico também, gerando mais comentários a longo prazo e um perfil na rede social mais ativo.

O resultado desse engajamento é o aumento do significado social de seu perfil, seja ele de qual assunto for.

Por exemplo, se você trabalhar para diversas marcas criando seu conteúdo, essas empresas não terão apenas likes e comentários, mas se tornarão referências e terão enorme relevância em seus meios.

Entenda como entregar seu conteúdo e ter impacto no algoritmo

O Instagram serve para compartilhar fotos e também vídeos através do celular e computador. Ali os usuários também podem interagir através de comentários e seguir milhares de perfis.

Ele conta com a opção de tornar seu Instagram privado ou mesmo definir quem pode ter acesso às suas postagens.

Para que esse objetivo seja alcançado são necessárias uma série de estratégias, já que será preciso lutar contra a concorrência na plataforma, que está repleta de conteúdos, muitos de qualidade, outros nem tanto.

A plataforma utiliza inteligência artificial, onde inúmeros critérios os quais determinam o porque de uma publicação se torne relevante aos seus usuários.

É o que se chama o algoritmo do Instagram, que pode aumentar seu engajamento ou diminuir a curto prazo.

O objetivo final da plataforma é oferecer ao seu usuário o melhor conteúdo dentro daqueles que possam ser do interesse do mesmo.

Dentre as estratégias a serem utilizadas por um usuário na criação de material relevante, na verdade não importa que ele seja longo ou curto, mas sim que realmente possa transmitir ao público uma informação de qualidade.

Tem que ser constante para gerar engajamento

Outro ponto de extrema importância a ser observado é a constância nas publicações, de nada adianta criar um perfil e raramente postar, isso deve ser uma rotina para que o público esteja sempre curioso aguardando novas publicações.  

Com mais postagens o algoritmo da plataforma irá entregar a mais pessoas o seu conteúdo. Uma boa dica é pesquisar no Instagram Insights os melhores horários e dias da semana para realizar suas postagens.

Claro que que nem todas as publicações serão consideradas de valor e serão impulsionadas pelo algoritmo do Instagram para o mundo todo.

Mas quando se trata de marcas, não importa o tamanho das mesmas, os conteúdos postados deverão ter como ponto primordial a qualidade, para que a plataforma considere serem publicações de conteúdo de valor.

É uma lógica similar ao e-mail marketing: se você mandar muitos e-mails de pouco ou nenhum valor, o cliente em potencial nem irá abri-los passado um tempo.

Gere impacto no algoritmo do Instagram

Para atingir o objetivo proposto é necessário conhecer profundamente o seu público, seus hábitos, desejos, enfim o perfil do mesmo para que o conteúdo seja aquele que seus seguidores esperam.

Esse não é um trabalho de adivinhação, será preciso pesquisar os perfis de outros usuários nas redes sociais que tenham o mesmo approach.

Veja quais são os tipos de formatos que melhor se encaixam para determinado publico. Lives, por exemplo, são um tipo de conteúdo que o algoritmo do Instagram gosta, mas não funciona para todas as marcas ou influenciadores.

Conhecendo seu público alvo chegou a hora de interagir com o mesmo e pedir que ele comente suas postagens e deixe suas opiniões.

O melhor caminho é através dos Stories do Instagram, onde dá para estimular diversas formas de interação, como, por exemplo, as enquetes.

Antes de debruçar sobre os stories, aqui estão as diferentes funcionalidades da plataforma.

Funcionalidades do Instagram

Foto: Divulgação

O que antes era uma rede apenas para postar uma foto agora dá para fazer um pouco de tudo. Saiba como criar conteúdo para o algoritmo do Instagram analisar e entregar para o mundo.

Instagram Stories

Os stories foram um sucesso imediato com a possibilidade de postar fotos e vídeos com filtros, títulos e até músicas. As publicações postadas nos Stories duram 24 horas, depois disso saem do feed.

Instagram Reels

Local onde podem ser postados vários clipes, porém, juntos têm que ter até 90 segundos.

Live do Instagram

Com esse recurso, criado em 2016, é possível realizar lives individuais ou em grupo de no máximo 4 pessoas.  

Feed do Instagram

O Feed do Instagram é onde estão todas as publicações de um perfil, equivale a um resumo do que foi produzido pela pessoa. 

Coleções do Instagram

As coleções do Instagram são na verdade a junção de posts que mais gostou, porém todos devidamente organizados de acordo com a sua preferência. Valorize suas melhores publicações!

Guias do Instagram

Nessa funcionalidade dá para juntar uma variedade de conteúdos que são de um mesmo tema em um determinado lugar.

Notificações do Instagram 

Com as notificações ativadas você pode ser avisado quando ganhar seguidores e até mesmo escolher as contas que você deseja receber essas notificações.

Tenha como estratégia estimular o engajamento

Dentre as informações disponíveis nos Stories estarão as pessoas que votaram e as estatísticas por onde poderemos estudar mais especificamente os resultados da postagem.

Com as enquetes dá para conhecer os seguidores mais a fundo, saber suas opiniões, o que pensam, e os assuntos que gostariam de ver.

Você deve dar especial atenção aos comentários e mensagens dos seguidores: todos eles devem ser respondidos. A plataforma do Instagram dá muita importância à interação e o engajamento.

Conhecendo exatamente o que seu público aprecia é possível viralizar na rede social, contudo sua as postagens além de criativas deverão ser principalmente autênticas.

Para não ser apenas mais um dentre tantos perfis no Instagram é preciso ser diferente. Assim será mais fácil gerar engajamento, por isso precisa ser parte de sua estratégia.

É preciso cuidado ao criar sua identidade visual, ela deve ser coerente com as suas postagens.

Mais dicas para melhorar sua estratégia

O seguinte passo é saber como utilizar as hashtags da melhor maneira. Essas palavras estão diretamente relacionadas ao assunto das postagens.

Através delas suas postagens poderão acabar aparecendo na seção Explorar do Instagram o que seria semelhante a uma palavra-chave em uma busca no Google.

Mas as hashtags a serem utilizadas precisam ser bem escolhidas, nada de hashtags genéricas ou banidas e não use mais de 10 a 15 hashtags em cada postagem.

O algoritmo do Instagram não vai gostar disso e seu conteúdo pode sofrer com menor alcance e exposição.

As parcerias para ajudar no engajamento

Outra dica que serve tanto as empresas como a usuários físicos é a criação de parcerias com importantes influencers. O algoritmo do Instagram valoriza muito isso.

Essas parcerias são extremamente benéficas já que muitos seguidores sentem muita segurança no que esses influencers falam ou indicam e isso pode muitas vezes dar um grande impulso nas vendas e mesmo no aumento de seguidores.

Também existem no mercado outras maneiras de se obter mais seguidores no Instagram, entretanto é preciso tomar algumas precauções antes de escolher essas estratégias.

Uma das opções é através de empresas focadas na promoção de mídias sociais que vendem pacotes de seguidores para várias redes sociais.

Apresar de muitas delas não serem confiáveis inclusive podendo até mesmo prejudicar o usuário com penalizações, outras possuem tradição e confiabilidade dando bons retornos aos seus clientes.

Instagram: sucesso de marketing digital

Como curiosidade, a origem do nome se trata da junção de duas palavras “Insta” significando câmera instantânea ou instant camera em inglês e “Gram” significando telegrama ou telegrama.

Os criadores dessa rede social foram o americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger. 

Esse aplicativo, que inicialmente se chamava Burbn, acabou se transformando em Instagram em 2010 e seu objetivo era para que as pessoas pudessem publicar suas fotos utilizando determinados filtros.

Nesse ano ele estava disponível apenas para celulares no sistema iOS. Em 2012 foi lançado para o sistema Android.

Em 2012 a Meta Platforms Inc. empresa da holding fundada por Mark Zuckerberg, dona também do WhatsApp e do Facebook, comprou o Instagram.

A partir disso uma série de mudanças foram realizadas para melhorar a entrega de conteúdo, ajudar os usuários a ter impacto e aumentar seu engajamento e também melhorias no algoritmo do Instagram.

Isso criou um universo de likes e comentários que transformaram a rede social em um turbilhão de publicações, influenciadores de sucesso e marcas querendo uma fatia desse bolo.

Porém nem todas conseguem criar um impacto no algoritmo do Instagram.

Seja porque não investem em conteúdo de qualidade, não estimulam o engajamento ou não postam com constância. Não cometa esses mesmos erros.