O que é Parto Humanizado?

Saiba mais sobre essa modalidade de assistência que vem crescendo cada vez mais no Brasil

O que é Parto Humanizado?
Foto: @clareoufilmes; Parto da Bruna e do Vitor. Assistência: Equipe Bom Parto e Camilla Dutra

Você com certeza já ouviu, ou mesmo disse alguma vez, a expressão “eu quero um parto normal, mas não quero humanizado”?

Muitas vezes, por simples falta de entendimento, as pessoas inclusive gestantes podem se assustar quando é usado o termo “humanizado”, entendendo que essa é uma forma alternativa, sofrida, ou até mesmo pouco segura de receber um bebê. Mas é exatamente o contrário!

Primeiramente, um Parto Humanizado não é sinônimo de parto natural nem se quer, quer dizer ter um parto normal, nem é sinônimo de parto na água, nem significa parto sem anestesia e sem nenhuma intervenção, ou até mesmo parto desassistido e perigoso , como alguns ainda podem pensar.

Na verdade, a humanização do nascimento é apenas um modelo de assistência que se baseia em três pilares:

– Autonomia / Protagonismo Feminino:

Cada gestante é única e merece um cuidado individualizado para que sua experiência seja a mais positiva possível, independente da via e circunstâncias do nascimento. No parto, não significa que a paciente vá tomar decisões sozinha e sem segurança, mas que ela vai saber o que está acontecendo a todo tempo, podendo questionar sem constrangimentos, e assim, participar das decisões que envolvem sua saúde e seu corpo.

– Evidências Científicas Atualizadas:

Condutas sempre baseadas em evidências científicas atualizadas, ofertando o que há de mais moderno e seguro para esse modelo de cuidado. Os profissionais que estão nessa linha de assistência estão se atualizando constantemente.

– Equipe Multidisciplinar ativa:

Múltiplos olhares para as diversas necessidades da mulher durante a gestação, parto e pós parto (emocional, psicológico, fisiológico e técnico). Profissionais de diversos âmbitos caminhando ao lado da gestante, dando todo suporte, cada um dentro de suas competências comungando de saberes diversos em prol de entregar uma assistência integral. Assim, a gestante nunca estará desassistida ou desinformada acerca da sua vivência.

Logo, a Humanização nada mais é do que o modelo mais seguro e moderno de assistência ao parto que existe nos tempos de hoje. É uma assistência que considera a mulher como um todo, sua história, os seus desejos e as suas escolhas, e pauta suas conduções em qualidade de assistência e informação, apoiando a gestante a tomar decisões seguras, informadas, e possíveis para ela e sua família, sempre com tranquilidade e assertividade.

Não é a via de parto que importa, e sim como ela acontece.
Humanizar o parto é trazer uma maior qualidade à saúde para mãe e bebê.

Camilla Dutra é doula, educadora perinatal, fundadora do Humanizar Instituto e da plataforma Humanizar Profissionais.

O conteúdo expresso neste espaço é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS