O que é PDF vetorizado e como ele difere dos arquivos rasterizados?

A escolha deve depender da qualidade e dos requisitos do site

O que é PDF vetorizado e como ele difere dos arquivos rasterizados?
Fonte: Pixabay

Quando as pessoas usam arquivos, geralmente precisam lidar com vários recursos visuais. Eles podem ser diagramas, fórmulas, imagens, fotos e outros elementos que transmitem mensagens sem frases. Como resultado, elas precisam lidar com documentos de arquivo vetorizado ou rasterizado. Qual é a diferença? Por que você deve saber a diferença?

O que é o arquivo rasterizado?

Você já tentou ampliar uma imagem manualmente, mas não conseguiu porque ela ficou embaçada? Isso significa que ela foi feita de partículas minúsculas chamadas pixels. Cada uma dessas partículas contém uma determinada cor que contribui para a criação da imagem final. Se a tecnologia de sua criação não for adequada, o objeto representado perderá sua qualidade após a alteração do tamanho.

É por isso que muitas vezes você precisa definir os critérios de pesquisa necessários ao procurar alguma imagem no Google. Como regra geral, você clica em “Somente tamanho grande” nas configurações para encontrar uma visualização de boa qualidade. Quanto mais pixels seu auxílio visual contiver, maior será sua qualidade. Geralmente, os arquivos rasterizados contêm imagens em extensões populares como JPEG, PNG e GIF.

O que é um arquivo vetorizado?

Se você precisar criar uma imagem que não perderá a qualidade mesmo após a ampliação manual, ela poderá ser feita com a ajuda da tecnologia vetorial. Ao contrário dos pixels descritos acima, o arquivo em vetor usa fórmulas matemáticas específicas. Seus criadores usam linhas e curvas que conectam pontos fixos. Essas fórmulas são precisas e determinam o tamanho, a forma, a cor e outros detalhes visuais essenciais.

A maior vantagem do PDF vetorizado é sua flexibilidade e adaptabilidade. Você pode usá-los para armazenar visuais 2D que podem ser posteriormente alterados em tamanho sem perda de qualidade.

Fonte: Freepik

Qual tipo de arquivo é melhor: vetorizado ou rasterizado?

Não é possível dar uma resposta concreta a essa pergunta. Ambos os arquivos servem para a criação e o armazenamento de imagens. No entanto, eles apresentam o conteúdo de forma diferente, portanto, é necessário conhecer os detalhes para saber de qual deles você precisa.

A finalidade do uso

Esse critério é a prioridade. Você precisa decidir onde precisa desse tipo de arquivo antes de fazer o download ou criar uma visualização.

O que é PDF vetorizado? Quando você precisa digitalizar um texto e aplicar um conversor de PDF para criar um arquivo de texto a partir da imagem, você usará arquivos vetoriais. Eles abrangem imagens lineares tradicionais, como figuras geométricas, escalas, gráficos, infográficos e o próprio texto. Esses arquivos são perfeitos para quem precisa imprimir um banner enorme com o logotipo da empresa. A maioria dos arquivos PDF tem imagens vetoriais.

Quanto aos arquivos raster, geralmente são imagens digitais. Você os utiliza no dia a dia ao procurar fotos e ilustrações na Internet. Todas as câmeras digitais armazenam fotos no formato raster. Ao aplicar zoom nesses objetos, você verá pequenos cubos coloridos. Portanto, você usa esse formato no photoshop ou na edição de imagens.

No entanto, muitos recursos visuais combinam perfeitamente os dois formatos. Por exemplo, os logotipos de empresas podem ter elementos vetoriais e rasterizados para prometer a melhor visualização.

A resolução necessária

Às vezes, é difícil diferenciar entre raster e arquivo vetorizado. A maneira mais fácil de perceber a diferença é aplicar zoom ou imprimi-los depois de usar o photoshop ou editores de imagem para alterar o tamanho. Ao aplicar o zoom, você verá pixels nas imagens rasterizadas, enquanto as vetoriais permanecerão inalteradas.

No entanto, a visualização vetorial carece de padrões de cores ricos. Portanto, se você deseja diversidade e impressões, escolha as imagens rasterizadas. Se precisar torná-lo grande e distinto, então o vetor é a sua escolha.

O tamanho do arquivo

Outra questão importante é o peso do arquivo. Se você precisar fazer upload de um PDF arquivo que ocupe o mínimo de espaço na memória, os arquivos vetoriais são mais fáceis. No entanto, se precisar de uma imagem de alta resolução com milhares de cores e tons, você precisará dos arquivos raster.

No entanto, esteja preparado para o fato de que seu tamanho reduzirá a velocidade de upload. Como resultado, os usuários on-line com uma conexão de Internet lenta poderão ter problemas para abrir a página da Web e ver as imagens que você deseja demonstrar.

Requisitos do site

Sites diferentes exigem resoluções específicas. Portanto, você também precisa prestar atenção a esse critério. A tabela abaixo mostra os principais formatos para cada tipo de arquivo.

Vetorial

Raster

EPS, SVG, EMF, DAE, PS, AI

JPG/JPEG, PSD, BMP, PNG, TIFF, GIF

Conclusão

Então, tornou-se claro um pouco sobre a diferença entre arquivos raster e PDF vetoriais. Embora os arquivos rasterizados sejam mais populares devido à sua compatibilidade com a maioria dos sites e arquivos, é possível convertê-los em arquivos vetoriais com PDF ferramentas específicas. Tua escolha, no entanto, deve depender da qualidade que deseja obter do tamanho e, é claro, dos requisitos do site.