O triunfo da persistência: Idoso goiano conclui curso de medicina aos 90 anos de idade e realiza sonho de uma vida inteira

O homem, que também se formou em Direito aos 65 anos, já trabalhou como carpinteiro, serralheiro, carroceiro e servente de pedreiro

O triunfo da persistência: Idoso goiano conclui curso de medicina aos 90 anos de idade e realiza sonho de uma vida inteira
Foto: Reprodução

Órfão de pai antes de completar os dois anos de idade, Valdomiro de Souza (90), começou a trabalhar muito cedo e passou por profissões como carpinteiro, serralheiro, carroceiro, servente de pedreiro, sem, porém, nunca ter deixado o sonho de se tornar médico.

Valdomiro vai lançar sua biografia no próximo dia 17, em Goiânia, contando toda a sua trajetória de vida. 

Apesar de ter iniciado o curso em 2018, o idoso disse que admira a profissão de médico desde sua infância.

Em Goiânia, fez um curso de técnico comercial e técnico em contabilidade, parando de estudar em 1962 para trabalhar em um frigorífico, vindo a se tornar sócio da empresa.

Em seu livro ele relata: “Nada me impediu de ir mais adiante, aos 65 anos de idade, me formar em Direito e agora aos noventa anos concluir o curso de Medicina. Difícil foi a estrada por onde andei, mas com a graça de Deus venci”.

O empresário foi para o Rio de Janeiro onde fez um curso pré-vestibular para medicina em 1950, onde prestou vestibular para Medicina por duas vezes, sem conseguir seu intento.

Aos 84 anos foi aprovado numa universidade particular de sua cidade, Goiânia, depois de ter estudado por 3 anos seguidos antes de entrar para a faculdade.

Em sua biografia ele relata a emoção de quando ia estudar: “Sempre que subo os degraus da escada da escola, sinto-me emocionado ao ver que algo que outrora estava tão distante, agora se tornou realidade”.

Durante o período da pandemia da covid-19, ele chegou a fazer aulas em sua casa.

O empresário sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) antes de terminar a faculdade de medicina, mas teve uma boa recuperação e conseguiu se formar junto dos colegas. “Os médicos são encabulados com a minha melhora. Eu me recuperei em tempo recorde”.

O afilhado de Valdomiro, Matheus Marcus fala sobre o orgulho dos familiares de Valdomiro: “Ele é uma inspiração de que o que você quer, você pode, com luta, dedicação e honestidade”.

* Fonte: G1