OAB Itabira inaugura nova sede na cidade

A inauguração marca a construção de uma nova etapa para os advogados e a subseção itabirana

OAB Itabira inaugura nova sede na cidade
Foto: Júlia Souza / DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Nesta terça-feira (16), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Itabira inaugurou a sede provisória na Praça Mário de Barros Azevedo, nº 89, bairro Quatorze de Fevereiro. A mudança promete ser um marco na atuação dos advogados e juristas de Itabira, que terão um espaço completamente estruturado para trabalhar. 

 

Durante a inauguração do local, foi promovida uma solenidade que contou com a presença de diversos advogados, funcionários da OAB municipal, público interessado e autoridades de Itabira e região. 

Como os ex-presidentes da OAB Itabira, Bernardo Rosa, Edvar Jorge, Francisco Martini e Zita Santana; a representante do CREA, Graça Lage Oliveira;  o delegado da Polícia Civil Helton Cota; a representante do 26º Batalhão da Polícia Militar, Rosângela Coelho das Dores; a presidente da OAB Itabira, Patrícia de Freitas; a presidente da OAB de João Monlevade, Larissa de Oliveira Araújo; a conselheira seccional, Erica Dornela Verti; o representante da ASSEAG, José Silvério de Souza; e a representação da presidência estadual da OAB na figura do diretor-tesoureiro da OAB Minas Gerais, Fabrício Almeida.  

Foto: Júlia Souza / DeFato

Em entrevista, Patrícia de Freitas, presidente da 52ª subseção – Itabira, destacou a importância da nova sede para a OAB e os profissionais atuantes no município: 

“Nós já tínhamos uma sede que não estava com toda a estrutura que temos hoje, então resolvemos mudar justamente para proporcionar mais conforto para o advogado. Nessa atual sede, nós teremos um espaço dedicado para o advogado atender os seus clientes, como um coworking, sendo um programa viabilizado pela caixa de assistência aos advogados, que nós chamamos de escritório compartilhado.”   

O novo prédio conta com uma infraestrutura completa para atender aos advogados e seus clientes, sala de audiência e um auditório para a realização de palestras e ações de capacitação dos juristas. 

Ainda segundo a presidente da OAB Itabira, o grupo responsável pela atual gestão municipal tem como um de seus principais focos a capacitação e aperfeiçoamento dos advogados itabiranos. Para isso, a nova sede se mostra fundamental, por oferecer essa completa infraestrutura para os trabalhadores. Patrícia pontua: 

“Com certeza essa sede representa, para a advocacia de Itabira, um espaço de conforto que vai ser, de fato, uma nova casa para o advogado. Essa casa ainda é provisória, em breve nós teremos a construção da nova sede, nos próximos anos nós devemos conseguir efetivar a entrega dessa nova sede definitiva… mas até lá a gente precisa de um lugar adequado para o advogado, não podemos ficar improvisados em um espaço.” 

Agora, o prédio em que está localizada a 52° subseção da OAB pode ser considerado completo para atender as necessidades municipais. Contando com funcionários para atender as demandas da advocacia, salas de atendimento e de reuniões, local adequado e confortável para concretizar os planos e metas estabelecidas por essa atual gestão. 

Durante a solenidade de inauguração, as figuras de autoridade presentes discursaram e falaram sobre a relevância da advocacia para o desenvolvimento da justiça brasileira. Além disso, pontuaram sobre a construção do cenário jurídico itabirano por meio de figuras de importância que colaboraram para o desenvolvimento da OAB em Itabira

Foto: Júlia Souza / DeFato

O diretor-tesoureiro da OAB Minas Gerais, Fabrício Almeida, destacou a relevância de promover o desenvolvimento e melhorias do trabalho dos advogados: 

“Essa sede é provisória, mas o provisório tem que ser bom, útil e agradável para que os advogados tenham prazer de estar aqui na OAB, e esse é o norte da nossa gestão. É dar estrutura aos advogados, porque, posteriormente, o nosso objetivo é a sede em Itabira.”

Fabrício também ressaltou a necessidade de união da classe, em prol de um bem-estar coletivo: 

“O mais importante é a nossa classe unida. Já somos respeitados, então seremos ainda mais respeitados… queremos que os advogados usufruam da nossa estrutura da OAB. Queremos que entrem, integrem as comissões, participem, ajudem essa diretoria, utilizem a nossa sede. (…) infelizmente os advogados estão fechando seus escritórios, advogando de casa, a advocacia mudou. A advocacia já mudou do ano passado para este ano, a forma de advogar, a forma de captar os clientes e a forma de cuidar das despesas. E para ter lucro, é necessário reduzir as despesas, e eu tenho certeza que, com essa estrutura, os advogados vão ter condições de atender os seus clientes.”

Os passos para desenvolvimento da sede definitiva já estão sendo consolidados, mesmo com a nova sede recém inaugurada. A presidente Patrícia de Freitas falou sobre a questão: 

“Nós já temos um projeto arquitetônico, já temos o terreno doado pelo município e agora entraremos em uma fase de captação de recursos. Temos o compromisso da OAB de Minas, a seccional já está empenhada em construir o novo prédio da sede própria da OAB de Itabira. E aí será a fase de projeto executivo, licitação para contratação da empresa responsável pelo desenvolvimento da sede… já estamos nessa etapa e começaremos em breve.”

Após a solenidade de inauguração da nova sede provisória, os juristas descobriram a placa que intitula o espaço, promoveram um coquetel e trocas entre si. Já no período noturno, foi realizado o Seminário de Direito, no auditório da Unifuncesi, com palestra do presidente da OAB Minas Gerais, Sérgio Rodrigues Leonardo, que falou sobre o tema “Nova Advocacia Criminal” e contou com a presença de dezenas de profissionais do município.