Objetos sacros da Capela de Santa Quitéria, em Catas Altas, passam por restauração
Em outras etapas, as capelas de Nosso Senhor do Bonfim, Nossa Senhora do Rosário e Matriz de Nossa Senhora da Conceição também serão reformadas
Patrimônio cultural sacro da cidade, peças da capela de Santa Quitéria, localizada no alto da colina, começaram a ser reparadas pela Prefeitura Municipal de Catas Altas. Com aprovação do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e é a primeira etapa do processo de restauração de bens.
As obras da fase devem durar em torno de seis meses e estão orçadas em cerca de R$ 214 mil. Os recursos são advindos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).
Nesta etapa, serão restauradas 12 peças de médio e grande porte, todas elas tombadas e do século XVIII, contemplando cinco imaginárias (imagens de Santa Quitéria, Nossa Senhora do Carmo, São Luis Gonzaga, São Francisco Bórgia e Crucifixo), seis objetos de iluminação (castiçais) e um material de ritual (pia de água benta).
Ao todo, a restauração dos bens móveis do município será realizada em quatro etapas. Além da Santa Quitéria, serão contempladas as capelas de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora do Rosário e a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Na oportunidade, foi montado um ateliê na Igreja Matriz, para que os turistas possam acompanhar de perto os trabalhos realizados. O local ficará aberto durante a semana das 7h às 11h e das 13h às 17h.