Óculos de grau masculino e a variedade de armações

Nesse mercado existem milhões de modelos diferentes em tamanho, formato, cores e materiais

Óculos de grau masculino e a variedade de armações
Divulgação

Mais de 35 milhões de brasileiros têm a necessidade de usar óculos de grau para poder amenizar seus problemas de visão. Além de serem uma necessidade para muitas pessoas, esses acessórios se tornaram parte do mundo da moda e estilo e, muitas vezes, são usados como objetos para compor o look e dar um ar de sofisticação.

Nesse mercado existem milhões de modelos diferentes em tamanho, formato, cores e materiais. Ao escolher um tipo de armação, ele precisa fazer juz ao seu estilo, sua personalidade e às suas necessidades cotidianas, como resistência, por exemplo. Outro fator que você precisa se atentar são aos tipos de lentes que são mais recomendadas para o seu problema em específico, isso também pode influenciar no seu tipo de armação.

Formatos, materiais e cores

No começo das produções de protótipos bem rudimentares do que hoje podemos chamar de óculos, todos os modelos eram redondos, com ou sem hastes. Com o passar do tempo, os formatos foram ficando ovais e eles começaram a produzir os modelos em ferro. Com a modernização e o uso contínuo desses acessórios, os óculos de grau masculinos foram ganhando cada vez mais personalidade para poder atender a todos os gostos e tendências.

Após as transformações culturais ocorridas no século XX, até as décadas de 1940 e 1950, os modelos pentagonais e aviadores foram se popularizando. A partir de então, os tipos eye cat, wayfarer, clubmaster browline, quadrados e retangulares ganharam seu espaço no mercado e no mundo da moda. Outra mudança que também ocorreu, foram as armações coloridas, com estampas, como animal print e de diferentes formatos. Os óculos de grau masculino viraram tendência e deixaram de ser apenas uma necessidade para fazer parte e combinar com os looks mais ousados e estilosos.

Tipos de armações em alta

O óculos do tipo aviador é um dos mais icônicos e surgiu em meados do século XX. Sua função na época era que pilotos pudessem usar durante as grandes guerras, inicialmente os modelos serviam apenas para proteger dos raios solares. Hoje, já existem diversos modelos dentro da categoria de aviador, como, o aviador lágrima e o quadrado.

Divulgação

 

Os mais antigos tipos de óculos, os redondos e circulares, ainda estão muito em alta e ganharam força com a tendência retrô. Seu design é prático, simples e muito bonito. Existem armações feitas dos mais diversos tipos de material, hastes, ponta e plaqueta. É um estilo muito tradicional e combina com a maioria das pessoas.

Divulgação

 

Um estilo de óculos que virou tendência foi o modelo Wayfarer, ficou carimbado pela marca Ray Ban, ele é um estilo que se popularizou muito e ficou muito característico, com bastante personalidade. Esse estilo também é muito usado em ambas as versões: tanto de sol quanto de grau. O material mais usado para fabricação é o acetato, independente da grossura da peça.

Divulgação

O formato oval segue a mesma linha dos óculos redondos, já é um tipo mais antigo, mas que ainda encontra seu espaço no mercado. A vantagem é que eles podem ser mais finos por não se tratar de uma esfera. Existem modelos com diferentes tipos de armações e até mesmo sem armações, apenas com lentes, pontes e hastes.

Divulgação

Por fim, mas não menos importante, o modelo oversized se popularizou e ganhou força nos anos 70, a única regra para esse tipo de armação é ser grande. As lentes costumam ser maiores que as convencionais e, apesar de ele ser considerado um formato de óculos por sua principal característica, ele pode ser usado em ambas as modalidades, óculos de sol e de grau.

Divulgação