‘‘Oh! Minas Gerais’’, canção escrita por santamariense, pode ser legitimada como hino oficial do Estado

A proposição partiu do segundo secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Alencar da Silveira Jr (PDT)

‘‘Oh! Minas Gerais’’, canção escrita por santamariense, pode ser legitimada como hino oficial do Estado
Foto: ALMG

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2023 quer consagrar a música “Oh! Minas Gerais” como hino oficial do Estado, ao lado da bandeira e do brasão. A canção, uma adaptação da valsa italiana “Viene sul mare’, com letra de José Duduca de Moraes – o De Moraes –  é popularmente associada a Minas Gerais, que, curiosamente, ainda não tem um hino oficial. José Duduca de Moraes nasceu em Santa Maria de Itabira, então distrito de Itabira, em 19 de março de 1912 e morreu em Juiz de Fora, em 25 de novembro de 2002.

A proposição partiu do segundo secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Alencar da Silveira Jr (PDT) e o projeto encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise. Para o deputado, “quando se fala em Minas Gerais, ou quem já veio a Minas, acha que o hino oficial é o ”Oh! Minas Gerais”, cantarolado por todos quando se refere ao Estado. Nada mais justo do que oficializar isso agora”, justifica.

O Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) prevê que o hino seja escolhido a partir de um concurso promovido pela ALMG. Embora dois concursos já tenham sido realizados, um em 1985 e outro em 1992, nenhuma das composições foi escolhida. Antes da Constituição, o “Hino a Minas” de João Lúcio Brandão e João Lehmann era tratado como hino extra oficial do Estado.

Caso a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) dê parecer favorável à constitucionalidade e legalidade, a PEC 18/2023 será analisada por Comissão Especial a ser constituída. Se aprovada em plenário em primeiro turno, ela volta em segundo turno para ser referendada ou não pela Comissão Especial, antes de ser levada a plenário e ser definitivamente votada.

Sobre Duduca de Moraes

Sua maior obra foi a letra da canção “Minas Gerais’, de 1942, uma versão da valsa italiana “Vieni Sul mare” (Venha para o mar), que conquistou o status de Hino Popular dos Mineiros. Os 90 anos de Duduca foram dedicados à música, mas o reconhecimento veio tarde e a pobreza marcou grande parte de sua trajetória e velhice. De Moraes morreu de insuficiência cardiorrespiratória. Ele enfrentava problemas de saúde e caminhava com a ajuda de sua mulher, Norberta Nobre de Moraes.