Operação conjunta desmantela laboratório de drogas com prensas hidráulicas em João Monlevade
Ação conjunta entre GAECO e PM resulta em prisão de suspeito e apreensão de grande arsenal utilizado na produção e distribuição de entorpecentes

Uma operação integrada entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a agência de inteligência da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar Independente e o Tático Móvel, com apoio de militares de Coronel Fabriciano, desmantelou, na última terça-feira (15), um sofisticado laboratório de drogas no bairro Carneirinhos, em João Monlevade.
Durante o cumprimento da operação, os policiais localizaram o laboratório na avenida Wilson Alvarenga, onde foram apreendidos diversos materiais utilizados na produção e embalagem de entorpecentes. No local, três prensas hidráulicas com capacidade para 30 toneladas cada chamaram a atenção pela estrutura voltada à fabricação em larga escala.
Além disso, foram encontrados 65 papelotes e cinco barras de cocaína, um liquidificador industrial da marca Skymsen, uma balança de precisão, espátulas, pegadores, dezenas de rolos de fita adesiva, e diversos pacotes contendo pó branco — substância que será analisada. Dois litros de água destilada e vários rolinhos de material azul para encapar também foram recolhidos.
Outro ponto que chamou a atenção foi a apreensão de um caderno com anotações de IMEIs de telefones celulares, o que pode indicar outros crimes associados ao tráfico, como clonagem de aparelhos ou controle remoto de atividades. Foram encontradas ainda quatro placas com a marca Nike e diversos adesivos da mesma grife, levantando suspeitas de que a organização usava a identidade visual como fachada para disfarçar suas operações ilícitas.
Um homem de 28 anos, apontado como responsável pelo laboratório, foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com todo o material apreendido. A operação faz parte do trabalho contínuo de combate ao tráfico de drogas e desarticulação de organizações criminosas na região.
As investigações seguem em curso com o objetivo de identificar outros envolvidos e aprofundar o mapeamento da rede criminosa.