Operação Sicários III: ao menos 13 pessoas são presas no Vale do Rio Doce

Os investigados irão responder pelos crimes de associação ao tráfico e tráfico de drogas, que juntos podem alcançar 25 anos de reclusão

Operação Sicários III: ao menos 13 pessoas são presas no Vale do Rio Doce
Foto: Divulgação/PCMG

Na última sexta-feira (8), foi desencadeada a operação Sicários III, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Ipatinga, com apoio das polícias Civil de Minas Gerais (PCMG), Militar de Minas Gerais (PMMG) e Rodoviária Federal (PRF). Até o momento, 13 pessoas suspeitas de integrar uma associação criminosa responsável pelo tráfico de grandes quantidades de drogas em Mutum e cidades vizinhas, também no Vale do Rio Doce, foram presas.

Ao todo, foram expedidos pela Justiça 49 mandados, incluindo de prisão e de busca e apreensão, para cumprimento em Mutum, bem como nas cidades de Chalé, Caratinga, Ipanema, Conceição de Ipanema e Ipaba, e nos municípios capixabas de Cariacica e Vitória.

A ação é fruto de inquérito policial aberto pela PCMG em 2022 para investigar a atividade do grupo criminoso. Dos mandados de prisão, 11 foram cumpridos em Mutum, um em Caratinga e outro em Ipanema.

Participaram da ação cerca de 200 policiais da PCMG, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

Os investigados irão responder pelos crimes de associação ao tráfico e tráfico de drogas, que juntos podem alcançar 25 anos de reclusão.

Outras fases

A operação Sicários I culminou com as prisões dos líderes da associação investigada, que à época (final de 2021 e início de 2022) figuravam como dois dos foragidos mais procurados de Minas Gerais, envolvidos na prática de homicídios, associação ao tráfico, tráfico de drogas, entre outros.

A partir da análise de materiais encontrados quando da prisão de um dos líderes, o Gaeco começou a identificar todos os membros da associação criminosa, que dominava a venda de entorpecentes na região, resultando na operação Sicários II, deflagrada em 5 de outubro de 2022, quando foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão.

Naquela ocasião foram apreendidas drogas e armas de fogo, além de outros elementos de prova, que resultaram na prisão em flagrante de seis indivíduos.

* Com informações da PCMG.