Operação “Tá Entregue”: Polícia Civil devolve mais de 300 celulares furtados
O projeto feito em território mineiro teve como inspiração o que já foi realizado Polícia Civil do Piauí, em 2023
O Governo de Minas Gerais promoveu a ação “Tá Entregue”, nesta quarta-feira (18), que resultou na devolução de celulares aos respectivos donos. Ao todo, a Polícia Civil conseguiu recuperar 337 aparelhos que foram alvos de furto, roubo ou extravio em Belo Horizonte.
É a primeira vez que a ação “Tá Entregue” foi realizada em Minas Gerais. O projeto feito em território mineiro teve como inspiração o que já foi realizado Polícia Civil do Piauí, em 2023. Em setembro deste ano, uma comissão da Polícia Civil de Minas Gerais esteve no estado piauiense para conhecer os protocolos que envolvem a execução do projeto, contribuindo dessa forma, para o êxito da ação em Minas Gerais.
O governador Romeu Zema (Novo) participou, nesta quarta-feira, da ação promovida pelo Governo do Estado e a Polícia Civil de Minas Gerais de restituição de 337 celulares recuperados. O chefe do Executivo estadual comemorou o sucesso da ação.
“É uma notícia duplamente boa, porque além de nós termos reduzido em mais da metade esse tipo de crime no estado nos últimos anos, aqueles que tiveram o aparelho roubado ou furtado têm agora a oportunidade de revê-los, como está acontecendo hoje”, ressaltou Romeu Zema.
Meu celular foi recuperado?
O Governo de Minas Gerais informou que os proprietários dos telefones foram acionados, via WhatsApp, entre os dias 10 e 17/12, com informações sobre o procedimento, caso o aparelho celular tenha sido recuperado pela Polícia Civil. A PCMG disponibilizou no site da instituição uma nota com orientações.
As pessoas que receberam essas mensagens podem verificar a autenticidade clicando no banner disponível na página principal do site da Polícia Civil, ou no menu principal, por meio do ícone Tá Entregue. Elas serão direcionadas a uma página onde foi disponibilizado um campo para preenchimento do CPF ou CNPJ do proprietário do celular. Caso o aparelho tenha sido recuperado, é exibida na tela uma mensagem de confirmação, além das instruções sobre como recebe-lo.
Os celulares não resgatados nesta quarta-feira (18) serão encaminhados ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), que ficará responsável pela devolução a partir de 23/12/2024. A unidade policial, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, está localizada na Avenida Amazonas, 7.025, bairro Nova Gameleira, em Belo Horizonte.
Boletim de ocorrência
O governador Romeu Zema também lembrou da importância de se registrar o boletim de ocorrência, para que, caso o aparelho seja recuperado, seja possível fazer a restituição.
“Fica o meu apelo para que as pessoas façam o BO, pois caso contrário, a Polícia Civil não tem como localizá-los e informá-los que o celular foi roubado. Fica o alerta para sempre tomar os cuidados devidos para evitar esse tipo de incidente”, ressaltou o governador.