Os bichos também sofrem com o estampido dos fogos de artifício
Lei itabirana prevê multa de R$ 406,96 para quem soltar o artefato neste ano
Pessoas em uma maior vulnerabilidade como as que estão dentro do espectro autista, idosas ou recém-nascidas não são as únicas que sofrem com o barulho dos fogos de artifício. Animais de estimação também podem entrar em intensa perturbação quando escutam o estampido desses artefatos.
Animais como cães, gatos e aves têm uma audição mais aguçada e costumam se assustar muito quando escutam barulhos em um volume intenso. É o que informa o Hospital Animal de Itabira: “Os fogos de artifício, com seus ruídos altos e repentinos, podem causar estresse significativo nos animais, levando a comportamentos como tremores, tentativas de fuga, esconder-se e, em casos extremos, lesões autoinfligidas“.
A responsável técnica Kamila Soares explica que esses animais podem até mesmo chegar a óbito. É possível que aconteçam acidentes e, além disso, o choque neurogênico pode levar a uma parada cardiorrespiratória.
Punição
Em Itabira, uma lei pune as pessoas que soltarem fogos de artifício com estampido. A lei 5.279 existe desde 2021 e prevê uma multa de 100 Unidades Padrão Fiscal do Município (UPFMs). Hoje, esse valor chega a R$ 406,96.
No entanto, a população nota que a medida não está sendo aplicada. A advogada Amanda Teixeira faz parte da Associação de Mães, Pais e Amigos de Autistas de Itabira – MG (AMA Itabira) e reforça a colaboração da população para cumprir a lei e denunciar casos. “Deve ter uma maior fiscalização, denúncia… Se as pessoas souberem ‘ó, tá soltando fogos de artifício’ e quiserem denunciar, nem que seja anonimamente, denuncie”.
Ver essa foto no Instagram
Amanda levanta o problema causado a pessoas autistas e lembra que animais, pessoas idosas e bebês também sentem muito o impacto dos artefatos com estampido.
Confira algumas dicas do Hospital Animal para o cuidado com os bichos neste feriado:
Crie um Ambiente Seguro: durante os eventos com fogos de artifício, crie um ambiente seguro em casa para seus animais de estimação. Isso pode incluir fechar portas e janelas, ligar a TV ou rádio em volume baixo para abafar o som externo e criar um espaço aconchegante com cobertores e brinquedos familiares.
Identificação e Microchip: Certifique-se de que seus animais de estimação estejam utilizando coleiras de identificação com informações atualizadas. Considere a possibilidade de colocar um microchip no seu animal, caso ele fuja devido ao medo dos fogos de artifício.
Treinamento Antecipado: O treinamento comportamental pode ajudar os animais a lidar melhor com situações estressantes. Um especialista em comportamento pode ajudar o seu pet a amenizar o sofrimento durante estes eventos, uma vez que nem sempre é possível evitar a sua exposição aos barulhos altos.
Consulte um veterinário: Se o seu animal de estimação sofre muito com o estresse dos fogos de artifício, converse com um veterinário. Existem opções de medicamentos e terapias que podem ajudar a reduzir a ansiedade dos animais durante eventos barulhentos.